Infecção por SARS-CoV-2 se apresenta mais branda na pediatria

Os pacientes da pediatria, são os mais afetados pelas doenças virais respiratórias agudas, como pela maioria das outras doenças infecciosas. Desse modo, já se sabe que a imunidade inata e citotoxicidade das células T no controle de infecções virais, são importantes.

Entretanto, através dos dados observados sobre a atual pandemia de COVID-19, evidencia-se uma baixa morbidade e mortalidade em crianças previamente saudáveis.

<<LEIA TAMBÉM: Tratamento Médico Homeopático Hospitalar na COVID-19>>

Itália, Brasil e EUA confirmam menor incidência de infecções graves entre pacientes da pediatria.

E ainda, de acordo com estudos feitos em Wuhan, na China, onde foram analisados 1.099 pacientes confirmados, apenas 0,9% tinham menos de 14 anos. Outra revisão de 72.314 casos, conduzida pelo Centro Nacional Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, mostrou que menos de 1% desses casos eram em crianças menores de 10 anos. 

A resposta intracelular induzida pela ECA2 diferem entre crianças e adultos.

Considerando a ECA2 (Enzima Conversora da Angiotensina 2) como a principal via de infecção, a primeira hipótese para a menor suscetibilidade das crianças à SARS-CoV-2 sugere uma configuração, concentração ou capacidade de ligação da ECA2 diferente ou uma resposta das células epiteliais alveolares menos prejudiciais à ECA2 em crianças.

<<LEIA TAMBÉM: Homeopatia na busca da prevenção do COVID-19>>

A resistência relativa das crianças poderia ser devida a um sistema imunológico imaturo?

Além disso, outro possível mecanismo para ao agravo da doença, é o aprimoramento dependente de anticorpos. Os pacientes  adultos, apresentam linfocitopenia com altos níveis de várias citocinas e quimiocinas, que podem ser a causa de sepse viral e danos aos tecidos ou órgãos.

Outro estudo realizado na China, com 1.099 pacientes positivos, a linfocitopenia estava presente em apenas 3,5% dos pacientes pediátricos, contra 83,2% dos adultos.

Em conclusão, a presença do patógeno e sua interação com o sistema imunológico do paciente, leva ao quadro de doença. A homeopatia tem muito a contribuir para a cura e prevenção da atual epidemia de COVID-19, e pode ser usada também em pacientes pediátricos. Acesse o conteúdo completo em: http://www.revistas.usp.br/clinics/article/view/170122

 


Compartilhe


Veja mais

Livro digital “HOMEOPATHY is not PLACEBO EFFECT”

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA HOMEOPATIA (10/04), data do nascimento de Samuel Hahnemann, estamos lançando o livro digital...

Em Questão – Homeopatia não é efeito placebo

A homeopatia foi fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de duzentos anos, em 1796. Aqui no Brasil,...

Tratado de Medicina Geral

Prezados Homeopatas e Amigos, A Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar o compêndio “Tratado de Medicina Geral” (Editora...