Como é a consulta homeopática?

A consulta homeopática é complexa e detalhada, nela o médico homeopata busca esclarecer o caso e escolher o melhor medicamento para cada paciente.

A homeopatia é uma especialidade médica, que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs). Desse modo, dês da sua implantação no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006, a homeopatia vem ganhando força e visibilidade pelos seus resultados.

<<LEIA TAMBÉM:Fibromialgia e o uso de tratamentos complementares e alternativos>>

A consulta homeopática:

Dessa forma, durante a consulta médica homeopática, o profissional explora todas as questões relacionadas a enfermidade. Porém, ele investiga também, fatores emocionais, os hábitos de vida dos pacientes, relação com os familiares, entre outros pontos fundamentais para a escolha do medicamento.

E ainda, o médico homeopata pode realizar o exame físico em seus pacientes. Devemos lembrar que a homeopatia tem potencial para atuar nas doenças crônicas e também nos casos agudos, como o atual COVID-19.

<<LEIA TAMBÉM:Aprendizados – O que aprendemos com a Campanha Homeopatia na Covid?>>

Por que a homeopatia faz tantas perguntas?

Assim, durante o atendimento médico homeopático, são feitas diversas perguntas relacionadas aos sintomas. No entanto, o homeopata não se atenta apenas ao que o paciente está sentindo, mas também aos horários que estes incômodos são mais prevalentes, como ocorrem, o que antecede o mal estar etc… E ainda, perguntas sobre os desejos e medos das pessoas.

<<LEIA TAMBÉM:Os Cientistas mais influentes no mundo – 600 são brasileiros!>>

A cura pela semelhança:

Nesse sentido, a homeopatia trata os doentes buscando na natureza a semelhança com os sintomas das doenças. Desse modo, é possível que para uma mesma doença, exista vários medicamentos homeopáticos possíveis. Porém a individualização do tratamento é o que garante a escolha correta e sua efetividade.

Em resumo, a homeopatia é uma prática médica humanizada que melhora cada vez mais a relação médico-paciente e proporciona qualidade de vida aos seus usuários. Restabelecendo assim, a saúde de toda a população. Conheça a AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira).

Assista ao vídeo sobre a consulta homeopática.

Compartilhe


Veja mais

Livro digital “HOMEOPATHY is not PLACEBO EFFECT”

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA HOMEOPATIA (10/04), data do nascimento de Samuel Hahnemann, estamos lançando o livro digital...

Em Questão – Homeopatia não é efeito placebo

A homeopatia foi fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de duzentos anos, em 1796. Aqui no Brasil,...

Tratado de Medicina Geral

Prezados Homeopatas e Amigos, A Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar o compêndio “Tratado de Medicina Geral” (Editora...