Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 é importante para a manutenção da saúde do corpo, no entanto, o organismo não produz. A vitamina
pode ser encontrada naturalmente em produtos de origem animal, em suplementos e em alimentos enriquecidos. Vejamos a seguir os benefícios dessa vitamina para o organismo:
Proporcionar mais energia
O aumento da energia é um dos principais benefícios da vitamina B12. Dito isso a falta de energia e lentidão sem motivo aparente pode estar relacionado à ausência dessa
vitamina. Sua ingestão auxilia na produção dos glóbulos vermelhos, o que evita um tipo de anemia que, geralmente, az a pessoa se sentir fraca e cansada.
A vitamina B12 está presente numa grande variedade de alimentos de origem animal como peixe, leite, carne, ovos, aves e alguns produtos lácteos. Também pode ser encontrada em alimentos fortificados como leveduras nutricionais, cereais matinais e leite a base de plantas (leite de amêndoa e de soja).
Melhora a saúde do coração
O ácido fólico, a vitamina B12 e B6 juntos colaboram na redução da homocisteína, proteína que pode se acumular no sangue e danificar as paredes arteriais, possibilitando o surgimento de problemas cardíacos. Quando os níveis da B12 estão baixos, as arteriais não conseguem realizar
sua função com eficiência, colocando o coração em risco.
<<LEIA TAMBÉM: As bactérias encontradas no intestino podem ser a resposta para os distúrbios de ansiedade>>
Garante um sistema nervoso mais saudável
A vitamina B12 ajuda na formação de uma capa de gordura que envolve e protege os nervos. Além disso, as células nervosas não conseguem funcionar corretamente quando há deficiência de B12.
Redução no risco de quedas
Dormência e formigamento podem ser sinais de problemas nos nervos relacionado à deficiência de B12. Como o equilíbrio pode ser afetado, os riscos de queda aumentam.
Melhorar a visão
Os danos no sistema nervoso causados pela ausência de vitamina B12 afetam o nervo óptico e, consequentemente, a visão.
Memória
Segundo algumas pesquisas problemas de memória e demência estão relacionados à ausência de vitamina B12, entretanto não existe um consenso de como os suplementos podem ajudar.