Sentir o coração acelerado enquanto assiste a um filme de suspense é uma reação normal. Assim como não conseguir dormir na noite anterior a uma apresentação importante no trabalho por causa da ansiedade. Entretanto quando este sentimento se torna constante, independente da situação, é sinal de que alguma coisa não está bem.

Depois de realizar uma revisão em 21 artigos publicados no periódico acadêmico General Psychiatry, pesquisadores do Centro de Saúde Mental de Xangai, na Universidade de Medicina de Jiao Tong encontraram evidências de conexão entre a saúde do intestino e problemas de ansiedade.

Diversas pesquisas que foram revisadas indicaram a relação entre bactérias encontradas no intestino, a saúde mental e o funcionamento do cérebro. Uma vez que as bactérias facilitam a comunicação entre os sistemas endócrinos, imunológico e nervoso, conhecido como “eixo intestino-cérebro”.

O impacto da alimentação na saúde do intestino e ansiedade

A alimentação é apontada como a principal causa do desequilíbrio no funcionamento do intestino, principalmente por causa da ingestão de comidas que dificultam a digestão, além de provocar gases, dores abdominais e inchaço. Enfim o desequilíbrio nas bactérias encontradas no intestino foi associado aos distúrbios de ansiedade e outros problemas de saúde.

A descoberta já é uma evolução, contudo mais pesquisas são necessárias para entender como a alimentação pode interferir nos mecanismos de desenvolvimento da ansiedade.

<<LEIA TAMBÉM: Autismo e homeopatia>>

É importante deixar claro que não existe uma maneira única de tratar os problemas de ansiedade, pois se trata de uma doença que precisa de uma abordagem multidisciplinar. Medicamentos ajudam, mas não curam a ansiedade, somente tratam os sintomas. Em muitos casos a busca por um medicamento que cause alterações químicas organismo é tão estressante quanto a doença em si. Visto que alguns medicamentos demoram para fazer efeito, além de causar efeitos colaterais.

Atuando como tratamento auxiliar a homeopatia é um tratamento mais suave, pois não causa efeitos colaterais. Também pode ser usada por pessoas de todas as faixas etárias, em virtude de sua composição natural.

Leia mais sobre a influência do intestino na saúde em geral em: https://glo.bo/3aHQ9Zn