Publicações científicas no combate ao COVID-19

A atual pandemia de COVID-19, está desafiando o campo da ciência médica, onde as publicações científicas têm ainda mais importância em auxiliar a interceder o curso natural dessa enfermidade.

Publicações científicas sobre o COVID-19 na PubMed:

Acima de tudo, a AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) apoia as pesquisas científicas no combate ao COVID-19. Acesse o site da AMHB, e veja a campanha homeopatia na COVID em https://amhb.org.br/

Da mesma forma, quase 2.000 artigos com referência ao COVID-19 foram registrados no banco de dados PubMed desde o início de 2020. Os quais incluem estudos de laboratório, relatórios clínicos,  diretrizes, editoriais com opiniões de especialistas e vários estudos observacionais. 

<<LEIA TAMBÉM: Estudos epidemiológicos em epidemias.>>

Pesquisas mostram potenciais tratamentos e a busca pela vacina

Com isso, as publicações científicas descrevem vários tratamentos potenciais para COVID-19. Incluindo medicamentos já utilizados para HIV e malária. Compostos experimentais que trabalham contra uma série de vírus em experimentos com animais e plasma rico em anticorpos de pessoas que se recuperaram da doença.

Além de todos esses esforços, o desenvolvimento de vacinas antivirais está conectando vários grupos em todo o mundo. Representando um desenvolvimento necessário para a prevenção e erradicação do COVID-19.

<<LEIA TAMBÉM: Pesquisas científicas padrão-ouro adaptadas a episteme homeopática.>>

Importância das pesquisas científicas na atual pandemia

Com isso é de extrema importância a publicação de periódicos, que garantem as publicações científicas rápidas das informações existentes. Mas que ao mesmo tempo apresenta qualidade e identifique os possíveis vieses.

No entanto, Infelizmente a proporção de novas publicações científicas em acesso aberto ainda é pequena. Porém existem algumas iniciativas para ampliar esse acesso.

Revista CLINICS o acesso às publicações científicas

A revista CLINICS, como publicação oficial do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), expande o acesso a literatura científica, sobre todos os aspectos do COVID-19. De acesso aberto e de alta qualificação científica, a CLINICS está em uma posição de destaque de grande responsabilidade no acesso às publicações científicas. Acesse a revista CLINICS em https://www.revistas.usp.br/clinics para ter os conteúdos atuais sobre a pandemia de COVID-19. 


Compartilhe


Veja mais

Livro digital “HOMEOPATHY is not PLACEBO EFFECT”

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA HOMEOPATIA (10/04), data do nascimento de Samuel Hahnemann, estamos lançando o livro digital...

Em Questão – Homeopatia não é efeito placebo

A homeopatia foi fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de duzentos anos, em 1796. Aqui no Brasil,...

Tratado de Medicina Geral

Prezados Homeopatas e Amigos, A Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar o compêndio “Tratado de Medicina Geral” (Editora...