Homeopatia divulga protocolo de observação de resultados terapêuticos para pandemia de COVID-19

O médico homeopata Dr. Flávio Dantas publicou um protocolo de observação para estudo com o intuito de averiguar os resultados terapêuticos do uso da homeopatia em pacientes da atual pandemia de COVID-19 no Brasil. Esse protocolo é muito importante, pois através da análise desses dados a ciência terá dados concretos sobre a efetiva atuação da homeopatia em pandemias, como a que estamos vivendo com a sars cov 2.

Os resultados terapêuticos da homeopatia já foram observados em epidemias durante a história:

A homeopatia é usada historicamente em epidemias com resultados terapêuticos aparentemente favoráveis em comparação à terapêutica da época segundo relatos de vários autores. Do mesmo modo, a homeopatia é uma terapêutica medicamentosa confiável, de baixo custo e alta segurança. Com larga tradição de uso no Brasil, tem merecido grande aceitação popular aliada ao reconhecimento oficial pelos conselhos reguladores da Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária.

<< LEIA TAMBÉM: Congresso Nacional de Homeopatia – CONABRAH>>

Protocolo de observação tem o apoio da AMHB

Este protocolo de estudo observacional prospectivo, publicado com o estímulo da AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira), foi elaborado com o propósito de contribuir para a coleta de informações. Em maior quantidade e melhor qualidade, sobre os resultados terapêuticos do tratamento homeopático em pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19.

O protocolo de observação busca analisar os resultados terapêuticos diante do uso de medicamentos homeopáticos:

Neste contexto, busca-se investigar os resultados terapêuticos homeopáticos no enfrentamento da COVID-19. Principalmente relacionado ao alívio dos sintomas provocados pela doença em sua fase inicial.

Esse estudo nacional tem o intuito de coletar, durante o período em que durar a pandemia da COVID-19, informações de pacientes diagnosticados com a doença, tratados com medicamentos homeopáticos escolhidos de acordo com a sintomatologia apresentada pelo paciente, por médicos homeopatas.

Além disso, lembrando que os medicamentos homeopáticos utilizados na atual pandemia de COVID-19, estão descritos na Farmacopéia Homeopática Brasileira. Desse modo, não está sendo administrado qualquer substância não aprovada para uso homeopático.

Da mesma forma, esse protocolo pretende avaliar os efeitos no estado de saúde dos pacientes, por meio de escores e escalas clínicas. E ainda, observar à segurança dos medicamentos, homeopáticos utilizados na COVID-19.

<<LEIA TAMBÉM: Estudos epidemiológicos em epidemias.>>

Disponibilização de questionários padronizados para a coleta de dados no tratamento de pacientes de COVID-19

Com isso, foi elaborado um questionário padronizado e específico, o qual foi disponibilizado em formulários, para preenchimento dos médicos colaboradores do estudo durante o acompanhamento dos resultados terapêuticos de seus pacientes.

Em sequência, os dados serão armazenados em planilhas eletrônicas e analisados com técnicas estatísticas descritivas. A coleta é feita de forma anônima, preservando assim a privacidade dos pacientes. 

E ainda, esse projeto visa realizar um compilado de informações úteis, que poderão ser utilizadas em futuros estudos multicêntricos randomizados e controlados, para tratamento com medicamentos homeopáticos de quadros epidêmicos. Podendo ainda servir de modelo para novos estudos clínicos de avaliação dos resultados terapêuticos, no uso da homeopatia em outras afecções.

<<LEIA TAMBÉM: Protocolo de atendimento para COVID-19 de Santa Catarina>>

O estudo proporciona a metodologia completa para observação dos resultados terapêuticos nos pacientes de COVID-19:

Esse protocolo apresenta desde o desenho do estudo, tamanho da amostra, avaliação dos desfechos clínicos e duração. E ainda, aspectos sobre a preparação do medicamento homeopático, modo de recrutamento, critérios de inclusão e exclusão. Contendo informações sobre o monitoramento dos efeitos adversos e da dinâmica sintomática.  Até a organização e análise dos dados coletados.

Em conclusão, esse trabalho disponibiliza uma metodologia completa para realização da aplicação desse estudo observacional prospectivo, que segue de acordo com todos os preceitos éticos-legais e de segurança. Além de descrever detalhadamente o estudo a ser aplicados pelos colegas médicos homeopatas, que se propuserem a realizar a pesquisa dentro de suas unidades de trabalho.

Com isso a homeopatia ganha maior visibilidade no âmbito científico, descrevendo os resultados terapêuticos alcançados durante essa pandemia e ainda proporcionando material de estudo para os demais ensaios clínicos. Acesse o protocolo completo em : https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1088074

 


Compartilhe


Veja mais

Livro digital “HOMEOPATHY is not PLACEBO EFFECT”

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA HOMEOPATIA (10/04), data do nascimento de Samuel Hahnemann, estamos lançando o livro digital...

Em Questão – Homeopatia não é efeito placebo

A homeopatia foi fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de duzentos anos, em 1796. Aqui no Brasil,...

Tratado de Medicina Geral

Prezados Homeopatas e Amigos, A Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar o compêndio “Tratado de Medicina Geral” (Editora...