Evidencias Científicas: Homeopatia funciona!

As evidencias científicas sobre a homeopatia são fundamentais para fornecer mais credibilidade e segurança no uso dos medicamentos homeopáticos. Além disso, o SUS (Sistema Único de Saúde) já garante o uso dessa prática alternativa e holística de tratamento.

<<LEIA TAMBÉM:Você sabia que o SUS oferece tratamento homeopático?>>

Conheça a Homeopatia!

Desse modo, com o intuito de divulgar as pesquisas em homeopatia, uma campanha, iniciada na França, pelo movimento MonHomeoMonChoix (Minha Homeopatia Minha Escolha) já juntou mais de 15 países como Bélgica, Brasil, Canadá, Rússia, França e Itália. Nesse sentido, essa campanha internacional tem o objetivo de mostrar as evidencias científicas em homeopatia. Na Espanha, este movimento está sendo divulgado pela ANH (Assembleia Nacional de Homeopatia) que é a principal associação homeopática do país e reúne médicos, veterinários e farmacêuticos. Já no Brasil, é a AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) que representa a classe de especialistas em homeopatia e trabalha para disseminar as evidencias científicas, além de fortalecer a prática médica homeopática.

<<LEIA TAMBÉM:O farmacêutico homeopata e a importância no tratamento homeopático>>

As evidencias científicas em homeopatia:

Essa campanha selecionou alguns artigos científicos sobre homeopatia, publicados em periódicos e revistas científicas, para serem divulgados. A escolha se pautou na clareza do documento, principalmente para facilitar e ampliar o acesso à toda população. Além disso, outro critério usado nas escolhas dos artigos, foi a sua conclusão incontestável. Mostrando que os estudos foram suficientes para comprovar o que estava sendo avaliado. E acima de tudo, elegeu vários artigos que apresentaram experimentos reproduzidos em diferentes laboratórios. Trazendo mais crédito aos estudos, pois isso garante que essas pesquisas já foram comprovadas mais de uma vez.

Em resumo, esses estudos mostram sobretudo, o efeito biológico específico dos princípios ativos homeopáticos. Apresentados em vários testes em laboratórios, com o uso de células, tecidos de origem animal e também vegetal. Com isso, os resultados sempre afirmam a ação dos medicamentos homeopáticos e que a homeopatia não é um efeito placebo.

<<LEIA TAMBÉM:Saúde física e mental do profissional de saúde>>

Divulguem conhecimento científico:

No entanto, mesmo com todo esse arsenal de evidencias científicas sobre a ação benéfica da homeopatia aos organismos, muitas pessoas ainda tem duvidas sobre o seu uso. E até mesmo questionam sua real eficácia. Porém, é necessário divulgar o conhecimento científico, tanto no meio médico como para a população em geral. Desse modo, se torna possível mostrar as vantagens do uso dessa terapêutica para a saúde. Nesse sentido, quando os questionamentos e as críticas incoerentes sobre essa prática surgir, é fundamental ter empatia com as pessoas. E apresentar para elas a importância do uso da homeopatia. Além disso, é sempre bom destacar de forma clara para a população que a homeopatia é uma ótima alternativa de tratamento para as mais diversas doenças.

Contudo, as evidencias científicas em homeopatia existem e são inúmeras. Esses movimentos a favor da homeopatia são pautados em preceitos médicos homeopáticos e acima de tudo, na ciência. Além disso, os estudos em laboratórios e os ensaios clínicos já apresentaram resultados incríveis e concretos. Assim, a homeopatia pode ser utilizada por qualquer pessoa sem contraindicações, quando prescrita por médicos qualificados e experientes nessa terapêutica.

Leia o artigo completo e saiba mais sobre a campanha.
Conheça a AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) e saiba tudo sobre os tratamentos homeopáticos.

 

 


Compartilhe


Veja mais

Livro digital “HOMEOPATHY is not PLACEBO EFFECT”

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA HOMEOPATIA (10/04), data do nascimento de Samuel Hahnemann, estamos lançando o livro digital...

Em Questão – Homeopatia não é efeito placebo

A homeopatia foi fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de duzentos anos, em 1796. Aqui no Brasil,...

Tratado de Medicina Geral

Prezados Homeopatas e Amigos, A Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar o compêndio “Tratado de Medicina Geral” (Editora...