O desenvolvimento da homeopatia no Brasil e Suécia

A disseminação e rumo da homeopatia em diversos países começaram, praticamente, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento da prática no início do século XIX, conforme relatórios encontrados. Os documentos sobre este assunto são tantos, que não é possível copilar e pesquisar todos eles. Ainda que com o passar dos anos o interesse tenha diminuído, muitos estudos continuaram sendo realizados trabalhando o contexto histórico da prática, evolução e contribuição na história da medicina.

Desenvolvida na Alemanha em 1796 pelo médico Samuel Hahnemann a homeopatia se espalhou logo após sua criação. Em 1820 a prática aportou na Suécia vinda direto da Alemanha. Enquanto no Brasil a prática foi introduzida por um médico francês em 1830.

Após o introdutor, como é conhecido tradicionalmente o médico ou pessoa responsável pela apresentação da homeopatia, despertar a atenção de membros influentes da sociedade (governo, intelectuais, jornalistas, nobreza, políticos, militares, entre outros) foram criados cursos, periódicos e associação, além das estruturas para o atendimento da população.

Como a chegada da homeopatia impactou a vida da população no Brasil e Suécia

Antes de falarmos sobre a recepção da população e governo com relação a homeopatia no Brasil e Suécia, é preciso entender como as doenças eram tratadas na época em ambos os países.

No Brasil a prática da homeopatia recebeu apoio de médicos tradicionais que tentaram oficializar o novo sistema de tratamento. Apesar disso não existem registros de grandes manifestações a favor da homeopatia, nem de curas milagrosas capazes de impactar a sociedade da época.

Já na Suécia a prática médica era controlada de perto pelo Estado, que supervisionava as atividades de um pequeno grupo de médicos que tinham privilégios reais. Aliás, a quantidade de médicos se manteve reduzida durante séculos.

Hoje a homeopatia é o segundo sistema de tratamento mais utilizado em todo o mundo, ainda que tenha encontrado obstáculos no início, muitos médicos conseguiram disseminar o método e melhorar a prática obtendo resultados positivos.

Leia mais sobre o assunto em: https://bit.ly/2tM0B1p


Compartilhe


Veja mais

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul reabre suas portas!

Com imensa alegria, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) reabre suas portas no Dia Nacional da...

por Marcus Zulian Teixeira

“Folha de São Paulo” reitera sua postura desatualizada e negacionista, quando insiste em questionar se “O SUS deve continuar...

Pesquisador apresenta evidências científicas em homeopatia no Senado Federal

Marcus Zulian Teixeira, pesquisador que está na lista dos mais influentes do mundo, mostra que Homeopatia não é efeito...