Homeopatia e vacinas

A partir do momento que foi desenvolvida a vacina já salvou milhões de vidas pelo planeta. No entanto nos últimos anos presenciamos uma resistência e mal entendidos acerca da vacinação. Como consequência estamos vivenciando o crescimento de doenças que já haviam sido controladas no Brasil, como o sarampo, catapora e febre amarela.

A primeira vacina desenvolvida foi para combater a varíola, uma doença fatal que só no século XX matou entre 300 e 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Depois da imunização a varíola foi completamente erradicada, sendo a única doença que conseguiu tal feito. Felizmente existem outras doenças que estão perto de ser erradicadas como a poliomielite.

A vacinação é importante para proteger o organismo de doenças que podem levar a morte. Além disso, a imunização não é somente um ato individual, mas sim coletivo e de saúde pública. Pois impede a propagação de doenças perigosas, contagiosas e mortais. Incluindo sarampo, catapora, difteria, caxumba, poliomielite e HPV.

A função do calendário de vacinação

O objetivo da vacina, ou imunização, é aumentar a resistência natural do organismo contra uma determinada doença, antes que o indivíduo fique doente. Está atitude impede que a pessoa adquira e propague a doença.

As vacinas são compostas de formas enfraquecidas dos germes, e são injetadas no corpo, geralmente, através de uma picada no braço. Quando os germes entram no organismo o sistema imunológico detecta a presença do invasor e produz anticorpos para combatê-lo. Estes anticorpos permanecem por muito tempo no organismo, em alguns casos por toda a vida. Em caso de exposição à doença o corpo vai reagir sem que a pessoa nunca pegue a doença.

Logo todos precisam ser vacinados, já que a imunização é segura para bebês, crianças, adolescentes e adultos. O calendário de vacinação existe para ser um guia e evitar que vacinas importantes sejam esquecidas. No cartão de vacina existe uma lista de vacinas e quando elas devem ser tomadas. A recomendação é que até os 6 anos a criança tenha tomado 14 vacinas.

Em alguns casos a vacinação pode ser realizada antes da data, mas somente um médico pode indicar.

A AMHB apoia o calendário de vacinação e endossa a sua importância na prevenção de doenças. Afinal é preciso um esforço conjunto para erradicar doenças que assolam a população. E como parte da sociedade nossa organização incentiva a realização da imunização indicando para nossos membros e pacientes a adesão ao calendário de vacinação.

Porém, entendemos que a vacinação, bem como a suspensão ou adiamento de alguma vacina, deve ser indicado pelo médico que detém o histórico do paciente e está acompanhando o tratamento.

Para mais informações sobre vacinas, acesse o site oficial da ministério da saúde>http://saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/.


Compartilhe


Veja mais

Congresso Nacional reafirma importância da Homeopatia

O Congresso Nacional ficou todo iluminado em verde, de 23 até 28 de novembro, em alusão ao Dia Nacional...

I Simpósio Interligas de Homeopatia

O presidente da (AMHB), Luiz Darcy, ministrará aula magna hoje, no I Simpósio Interligas de Homeopatia. Discorrerá sobre o...

AMB compartilha realizações com AMHB

Hoje, a AMHB, representada por seu presidente, Luiz Darcy, participou de reunião com a AMB e outras sociedades de...