Como saber se sua audição é boa?

Conforme envelhecemos mudanças na audição fazem parte do processo. Já que, a surdez não é uma coisa que acontece de um dia para outro. Por exemplo, os primeiros cabelos brancos só aparecem quando estamos sob uma luz específica. Dito isso, o começo dos problemas auditivos relacionados a idade pode ser tão sutil quanto.

Idade, doença, genética, entre outros podem estar relacionados à perda da audição. Assim como a vida moderna adicionou mais alguns elementos prejudiciais à saúde dos ouvidos, como medicamentos e diversas fontes de barulho alto e contínuo.

Por isso é tão importante prestar atenção aos primeiros sinais, uma vez que indivíduos com problemas auditivos não tratados tendem a ficar deprimidos, por causa do isolamento que a situação causa, e apresentar, futuramente, problemas de memória. Logo se perceber que está com dificuldades para ouvir procure ajuda médica.

<<LEIA TAMBÉM: Mitos e Verdades>>

A prevenção é a melhor forma de evitar problemas auditivos. Agora no caso de quem já perdeu a audição, existem formas de melhorar a audição e se comunicar com familiares e amigos.

O que causa perda de audição?

O envelhecimento é a principal causa de perda auditiva. Uma vez que 1 em cada 3 pessoas com idades entre 65 e 74 anos apresentam algum nível de perda auditiva. Depois dos 75 anos esse número salta para 1 em cada duas pessoas.

Barulho alto e contínuo prejudica a audição.

Determinados medicamentos (aspirina, diuréticos, antibióticos, medicamentos usados durante a quimioterapia, remédios utilizados para tratar malária e disfunção erétil) podem causar problemas de audição e equilíbrio.

Sintomas de perda auditiva

Perda auditiva leve: durante conversas fica difícil entender todas as palavras quando existe ruído de fundo.

Perda auditiva moderada: precisa que as pessoas repitam o que estão dizendo durante conversas e ao telefone.

Perda auditiva severa: quase não consegue acompanhar uma conversa, somente com uso de aparelho auditivo.

Perda auditiva profunda: não consegue ouvir quando outras pessoas estão falando, precisa de aparelho auditivo ou transplante coclear.


Compartilhe


Veja mais

Diga não à flexibilização do Revalida

A Associação Médica Homeopática Brasileira faz parte da grande corrente que hoje une entidades como a Associação Médica Brasileira,...