A homeopatia é uma abordagem terapêutica que valoriza a prevenção e o equilíbrio do organismo, estimulando a capacidade natural de autocura do corpo. Ela pode ser usada de forma complementar a outras práticas médicas, e é baseada em dois princípios:
• Cura pelo semelhante. Segundo o princípio da cura pelos semelhantes, uma doença pode ser curada por meio da substância que causa sintomas semelhantes em uma pessoa saudável.
• Diluir e dinamizar. Quanto menor a dose, mais eficiente o medicamento se torna. Por isso, os medicamentos homeopáticos são tão diluídos que nenhuma molécula da substância original permanece.
Antes de determinar o medicamento mais apropriado para o problema, o médico homeopata faz uma longa entrevista com o paciente para descobrir a origem da doença e, consequentemente, indicar o tratamento mais assertivo.
Todos os aspectos físicos, emocionais e mentais são investigados para encontrar a origem do problema e, assim, o medicamento mais apropriado para a cura, fortalecendo o organismo para que o problema não reapareça.
A homeopatia age de forma individualizada e, por isso, geralmente, pessoas diferentes com o mesmo problema recebem tratamentos distintos.