Uso da Homeopatia na Pandemia é Exemplo no Mato Grosso do Sul

Médicos Homeopatas da Associação Médica Homeopática do Mato Grosso do Sul (AMHMS) se uniram em prol da população e ações atingem todo o Estado. Foram milhares de doses de remédios homeopáticos distribuídas, inclusive em Aldeias Indígenas.

           Mesmo em um momento de caos na saúde pública e de tantas incertezas frente a pandemia mundial do Corona Vírus, médicos homeopatas da AMHMS conseguiram se mobilizar e distribuíram medicamentos homeopáticos no Mato Grosso do Sul beneficiando milhares de pessoas através da intervenção preventiva homeopática.

         A exemplo do que aconteceu em várias pandemias no decorrer da história da humanidade, a homeopatia foi usada de forma eficaz trazendo benefícios e diminuindo o sofrimento, principalmente da população mais vulnerável, pois a distribuição foi gratuita.A presidente da AMHMS, Nazira Scaffi foi a coordenadora das ações e nos relatou as dificuldades e como está sendo gratificante também a nível pessoal este trabalho.

        Nazira Scaffi começa o relato falando da grande oportunidade que a homeopatia teve nesta pandemia de mostrar o seu potencial como terapêutica médica. A história da homeopatia (nestes mais de 200 anos) inspirou as ações, tivemos também as notas técnicas da AMHB que foram cruciais para “sair do comodismo”, diz a médica. “Desde que estava na faculdade queria muito ampliar o uso da homeopatia e tornar esta medicina eficiente e de baixo custo, acessível à toda população, a pandemia deu esta oportunidade e conseguimos ampliar o uso do medicamento homeopático em todo Mato Grosso do Sul, além das comunidades indígenas “, fala Nazira.

              A médica que foi consultora da UNESCO para Saúde Indígena e também tem mestrado em saúde coletiva, fala que muitos foram os desafios enfrentados e superados, mas que a experiência foi exitosa e serve como exemplo inspirador para que demais ações continuem  acontecendo, como as que temos visto nesta pandemia para todo o Brasil.

DESAFIOS
1 – Pandemia gerou muitas  incertezas em todos e era necessária coragem para a exposição em prol da
homeopatia e de dos seus benefícios à população;
2- Não havia possibilidade de se fazer pesquisa aprofundada, porque a situação mudava a todo momento;
3- Necessidade de se orientar  os gestores públicos dos benefícios da homeopatia,orientar a melhor e
mais segura forma de se usar na população.
4- Integração com as equipes de saúde pública, onde muitas não tinham conhecimento do que era a homeopatia.

APRENDIZADO

1- Empatia é Semeadura – reconhecimento  de alguns caminhos institucionais para inserir a homeopatia no Sistema Único de Saúde,Rede de Atenção à Saúde e das necessidade de cursos de homeopatia para profissionais de saúde.

2- A exploração desenfreada do meio ambiente e pandemia pré-instalada de doenças crônicas não transmissíveis criaram terreno para pandemia de covid.

3- A certeza que os médicos homeopatas têm uma ferramenta útil : o medicamento do Gênio Epidêmico para usar em caso de pandemia .

4- É fazendo mais ações como estas que haverá mais campo de pesquisa.

CRONOLOGIA DAS AÇÕES

MAIO DE 2020
– Foram atendidos 6.015 pacientes em Campo Grande por médicos homeopatas ( pacientes e familiares) através de telemedicina e também de preenchimento de formulário on line, que continha esclarecimentos sobre o uso da homeopatia. Através da parceria com as farmácias os preços dos remédios homeopáticos foram reduzidos. Dados coletados serão publicados como pesquisa científica.
AGOSTO DE 2020
– Foram distribuídas 3.500 doses do remédio homeopático em 10 aldeias urbanas de Campo Grande, assim como capacitação dos líderes, respeitando sua cultura e sua maneira de entender a doença.
AGOSTO DE 2020
– Distribuição 180 mil doses de remédios homeopáticos patrocinados pelos médicos,empresas, e nas Unidades de Saúde Básica para pacientes de Campo Grande.
AGOSTO /SETEMBRO DE 2020


– Distribuição do remédio homeopático para toda a  população  e para 15 aldeias indígenas Terenas no Estado: Antonio João – 9.020, Nioaque13.862, Aral Moreira – 12.332, Tacuru- 11.674,Selviria -6.542, Vicentina- 6.109, Gorguinho6.054, Rochedo – 5.079, Novo Horizonte do Sul -3.684, Ponta Porã – 80.000 , Amambai- 35.000,Bataguassu- 2.3325 , Cassilânida: 22.000,Dois Irmãos do Buriti – 11467.
Nas aldeias  Terenas   de Aquidauana, Distrito de Taunay , Sidrolândia,Nioaque, Dois Irmãos do Buriti Anastácio e Miranda – 20 mil doses.


Compartilhe


Veja mais

Pesquisador apresenta evidências científicas em homeopatia no Senado Federal

Marcus Zulian Teixeira, pesquisador que está na lista dos mais influentes do mundo, mostra que Homeopatia não é efeito...

Novembro Verde – trate-se com Homeopatia

O movimento Novembro Verde – trate-se com Homeopatia surgiu há 10 anos, fruto do entusiasmo das homeopatas Andrea Padre...

Nota de Falecimento e Homenagem ao Dr. Marcelo Pustiglione

É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido Dr. Marcelo Pustiglione, um dos maiores expoentes...