Novembro Verde: Trate-se com Homeopatia.

Congresso Nacional recebe iluminação verde do dia 23 até o fim de novembro

Verde representa a homeopatia, segundo a Associação Médica Homeopática Brasileira, por se tratar da “cor do equilíbrio interno”
Fonte: Agência Senado
Foto: Roque de Sá / Agência Senado

O Congresso Nacional recebe iluminação verde nesta segunda-feira (23/11) em alusão ao dia nacional da homeopatia e traz a campanha Novembro Verde: Trate-se com homeopatia. O objetivo é chamar atenção sobre a possibilidade deste tipo de tratamento existente no Sistema Único de Saúde.

Novembro é o mês em que a Homeopatia teria oficialmente chegado ao Brasil em 1840. O Movimento (http://novembroverde.com.br/) é uma iniciativa realizada todos os anos para valorizar e divulgar a Homeopatia com o propósito de esclarecer os benefícios à sociedade. Conta com apoio de associações homeopáticas brasileiras de médicos, médicos-veterinários, dentistas, farmacêuticos e agrônomos, e da Liga Médica Homeopática Internacional (LMHI).

Iluminar o Senado Federal com verde é um gesto que parece simples, porém, importante para trazer luz a este tema. A sociedade brasileira necessita ser esclarecida sobre as opções terapêuticas existentes. Enfim, quando o Senado dá sua contribuição refletindo as cores da campanha, mostra o seu apoio, ressalta o Primeiro-Secretário do Senado, Senador Sérgio Petecão (PSD/AC).

Para o presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), Dr. Luiz Darcy Gonçalves Siqueira, a proposta é ampliar o acesso ao tratamento homeopático na atenção à saúde da população brasileira.

 

A homeopatia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Homeopatia é a segunda terapêutica mais utilizada no mundo. No Brasil, é uma especialidade médica desde 1980, sendo que em 1999 o Ministério da Saúde inseriu a consulta médica homeopática na tabela SIA/SUS e, desde 2006, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, o valor anual investido no SUS com todas as Práticas Integrativas Complementares chega próximo ao patamar de R$3 milhões, o que corresponde a 0,008% das despesas com todos os procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Valor considerado pequeno se comparado aos benefícios na saúde mental e física da população em geral.

Com abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, onde a relação médico-paciente é um dos elementos fundamentais da terapêutica, a homeopatia promove a humanização e estimula a autonomia do indivíduo, na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Observa-se que nas doenças crônicas não transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos e outras enfermidades, a eficácia desta terapêutica reduz a demanda por intervenções hospitalares e emergenciais, contribuindo para o uso racional de medicamentos, podendo reduzir também a fármaco dependência e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A Homeopatia está presente em pelo menos dez universidades públicas, em atividades de ensino, pesquisa e assistência, e conta com inúmeros cursos de formação de especialistas em homeopatia em 12 unidades da Federação, nos campos médico, farmacêutico, odontológico, médico veterinário e da agronomia. Possui ainda cursos de residência médica aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica em alguns hospitais universitários do país.

Homeopatia e Covid-19

A AMHB possui inciativas em curso, tanto de pesquisa como de prevenção e tratamento contra a Covid-19, sem custo algum para as pessoas que procuram tratamento homeopático durante a pandemia.

A campanha Homeopatia na Covid (https://homeopatianacovid.com.br/) é uma ação complementar a todas as iniciativas de prevenção e tratamento relacionados à COVID-19 instituídos pelas autoridades sanitárias do país, oferecendo apoio e conforto com a administração do medicamento homeopático, com mais de 200 médicos homeopatas voluntários e mais de 1400 pacientes atendidos.

 

Programação

Para demonstrar a eficácia dos tratamentos, o Novembro Verde: Trate-se com Homeopatia conta com programação de eventos e participações online.

As associações homeopáticas brasileiras de médicos, médicos-veterinários, dentistas, farmacêuticos e agrônomos, em conjunto com a Liga Médica Homeopática Internacional promovem uma série de Lives durante todo o mês de novembro pelo canal da AMHB no YouTube.

A Associação Paulista de Homeopatia (APH) apresenta as bases desta terapêutica no sábado (21/11), das 10 às 11h30, com evento online. (veja aqui)

Além disso, a comunidade homeopática (profissionais da saúde, pesquisadores, usuários, simpatizantes) está mobilizada para divulgar a homeopatia e o movimento através de postagens em redes sociais, vídeos, conferências online dentre outros.

Texto publicado no site do Senado: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/11/23/congresso-recebera-iluminacao-verde-para-lembrar-o-dia-da-homeopatia 

 

 

 


Compartilhe


Veja mais

Seminário em Alagoas

Promovido pela Associação Alagoana de Homeopatia , aconteceu no dia 12 de dezembro em Maceió o Seminário A Evolução...

Fiocruz e Rede de Médicos Populares promovem curso de Homeopatia

Foi realizada  no dia 30 de novembro  a Live de Abertura do Curso Introdutório de Homeopatia para Médicos da...