Homeopatia Veterinária em animais domésticos

A homeopatia Veterinária, está ganhando destaque dentro da clínica médica de pequenos animais. A Dra Paula Andressa Pennacchi Savi, Médica Veterinária, Coordenadora da Medicina Veterinária do CEHL (Centro de Especialização de Homeopatia de Londrina), mostrou a ação da homeopatia veterinária na Live da AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) transmitida pelo You Tube.

<<LEIA TAMBÉM:Homeopatia atenua os efeitos da Quimioterapia>>

Como a homeopatia funciona:

Primeiramente, a Dra. Paula explicou a ação da homeopatia nos seres vivos. Dessa forma, é possível associar que cada indivíduo está em uma frequência. Mas, as vezes eles saim de sintonia com sigo mesmo, o que pode acarretar as doenças.

Assim, os fatores que podem levar os humanos a não estarem em equilíbrio, podem ser inúmeros. Vão dês de problemas financeiros, emocionais, perdas de pessoas queridas, mudanças, brigas e assim por diante. Com os animais não é diferente, fatores externos também podem causar desequilíbrio na energia vital.

Dessa forma, o tratamento homeopático tem a função de transportar uma informação ao organismo do paciente. Fazendo com que ele se reorganize e se equilibre, para responder adequadamente as enfermidades, se mantendo saudável.

<<LEIA TAMBÉM:Seminário em Alagoas>>

Quando usar a homeopatia nos Pets?

A queixa principal, que leva muitos tutores a buscarem a homeopatia, são os problemas comportamentais. Princialmente relacionados ao medo, ansiedade e ciumes excessivo.

A Dra. Paula, relata um caso de dermatofitose (doença da pele causada por fungos) em um gato de 45 dias, onde optou-se pelo uso da homeopatia. Dessa forma, a homeopatia trouxe o equilíbrio desse paciente, reduzindo a sua sintomatologia clínica e ainda diminuindo o medo que o animal apresentava.

E ainda, mostra outro caso de infecção, em um gato que apresentava otite recorrente (infecção do conduto auditivo), que já tinha recebido tratamentos anteriores, com antibióticos sem sucesso.

Assim, os tutores desse animal buscaram pela homeopatia veterinária, fizeram o uso correto da medicação e dentro de um mês e meio tiveram resultados clínicos satisfatórios. Onde o paciente já não apresentava mais dor.

Outro relato de caso interessante, foi de uma cadela que sofria com incontinência urinaria e era dependente do tratamento hormonal. A tutora buscou na homeopatia veterinária uma alternativa e hoje seu animal está curando e não necessita mais de hormônios.

No entanto, a homeopatia também atua com eficacia diante das alteração alérgicas associadas ou não as alterações comportamentais. Promovendo a redução da ansiedade e do medo dos pacientes. A homeopatia consegue garantir ainda a redução dos níveis de estres, relacionado com as mudanças na rotina, por exemplo.

<<LEIA TAMBÉM:Da Odontologia à Farmácia – Trate-se com homeopatia>>

A homeopatia veterinária nos casos agudos:

Além disso, em pacientes alérgicos, a homeopatia também tem resultados incríveis. Agindo em um curto intervalo de tempo e sem os efeitos colaterais. Casos de alergia por picada de abelha por exemplo, são comuns em pequenos animais e um risco a vida desses. Os medicamentos homeopáticos de emergência tem potencial de atuar nesses pacientes, restabelecendo-os dentro de alguns minutos.

Homeopatia veterinária promove qualidade de vida:

Outro ponto destacado, é o tratamento paliativo dos pacientes acometidos por doenças que não possuem cura. Animais cardiopatas, com disfunções renais, pacientes oncológicos e também em pacientes terminais.

A homeopatia trabalha em conjunto com as demais especialidades veterinárias. E é possível observar que o seu uso aliado aos demais tratamentos, garante uma evolução mais lenta dessas doenças.

Em resumo, o uso da homeopatia fornece bem estar e qualidade de vida, reduzindo o sofrimento e dor dos seus pacientes. E tanto os humanos como os animais tem muito a ganhar com o seu uso.

Conheça mais sobre a Homeopatia no site da AMHB.

Assista a Live completa e veja todos os casos


Compartilhe


Veja mais

Livro digital “HOMEOPATHY is not PLACEBO EFFECT”

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA HOMEOPATIA (10/04), data do nascimento de Samuel Hahnemann, estamos lançando o livro digital...

Em Questão – Homeopatia não é efeito placebo

A homeopatia foi fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de duzentos anos, em 1796. Aqui no Brasil,...

Tratado de Medicina Geral

Prezados Homeopatas e Amigos, A Associação Médica Brasileira (AMB) acaba de lançar o compêndio “Tratado de Medicina Geral” (Editora...