Nos últimos anos, uma abordagem mais humanizada, vem ganhando espaço e anunciando a necessidade de uma transformação na medicina.
A homeopatia é uma medicina humanizada!
Desse modo, cada vez mais os pacientes buscam por alternativas que os escutem e os observem como pessoa.
Assim, a resposta é a homeopatia, uma medicina integrativa que se baseia na busca pelo equilíbrio vital das pessoas. Desse modo, durante uma consulta homeopática, todas as questões sobre o paciente são levantas.
Dessa forma, os médicos homeopatas escutam com atenção todos os sintomas e queixas. Levando em consideração ainda, como o paciente se sente emocionalmente, diante da situação, entre outros fatores.
Os tratamentos integrativos fazem parte do SUS.
Além disso, a medicina humanizada integra aos tratamentos convencionais, um olhar amplo ao individuo. Não apenas curando ou minimizando a sua doença. Mas valorizando o bem estar e a qualidade de vida.
As práticas complementares e alternativas, já estão garantidas pelo Sistema Único de Saúde, mas ainda precisam chegar a todas as unidades de atenção básica.
Entretanto, a proposta integrativa, não visa excluir os avanças da medicina e sim complementar de forma humanizada e efetiva.
Os pacientes tem participação na medicina humanizada:
Desse modo, cuidar da saúde de maneira integral, vai além de analisar exames e passar medicamentos. É necessário saber integrar o paciente em todos os fatores que envolvem a saúde.
Assim, quando o paciente participa ativamente do seu tratamento, entendendo a sua importância, ele se compromete a realiza-lo da melhor forma e ainda, compreende seu papel no processo de cura.
Em resumo, a homeopatia se identifica com a humanização dos tratamentos, tornando esses menos agressivos, garantindo a saúde das pessoas.