Perguntas mais frequentes

O que é homeopatia?

É um método de tratamento que acredita na capacidade de cura do organismo. Em função disso os médicos homeopatas utilizam medicamentos produzidos com substâncias naturais de origem animal, vegetal e mineral para estimular o processo de cura do corpo. 

A homeopatia foi desenvolvida no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Se tornando o segundo sistema de tratamento mais usado em todo o mundo. 

 

Como a homeopatia funciona?

O tratamento homeopático utilizada o princípio dos semelhantes para tratar as enfermidades. Segundo a lei dos semelhantes uma substância que provoca os sintomas da doença numa pessoa saudável, pode, em doses altamente diluídas, tratar uma doença com sintomas semelhantes. Visto que os medicamentos são administrados com o propósito de acionar as defesas naturais do organismo. 

 

Quais doenças a homeopatia trata?

A homeopatia trata todos os tipos de enfermidade desde problemas menores (como contusões, dor de dente, náuseas, entre outras) até doenças crônicas (como asma, doenças cardíacas, diabetes, etc.).
Como não provoca efeitos colaterais graves os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados por crianças, gestantes e idosos. 

 

A homeopatia funciona?

Diversos estudos já realizados em todo o mundo provaram a eficácia da homeopatia. Além do mais, todos os procedimentos da homeopatia foram testados cientificamente no decorrer de seu desenvolvimento. 

 

Quais são os riscos à saúde dos medicamentos homeopáticos?

Devido às altas diluições das substâncias usadas na fabricação, os medicamentos homeopáticos não são tóxicos. Quando administrados corretamente os remédios homeopáticos são seguros para todos. Isto inclui crianças, mulheres grávidas e idosos.

Assim como a homeopatia também é usada por veterinários no tratamento dos animais.

Porém somente um médico homeopata pode prescrever a melhor opção de tratamento, em função disso a automedicação deve ser evitada, por causa dos riscos à saúde. Além disso, não há contraindicações nem restrições com relação ao uso dos medicamentos homeopáticos e alopáticos em conjunto. Já que os homeopáticos não interferem na ação dos medicamentos tradicionais. 

 

Os medicamentos homeopáticos são caros?

Os remédios homeopáticos têm um preço mais acessível que os convencionais. Aliás, às vezes basta uma dose do medicamento para o organismo começar a reagir. 

Ainda o prazo de validade dos medicamentos homeopáticos é mais longa, assim como cada remédio pode ser recomendado para diversos problemas de saúde. 

 

Quando procurar um médico homeopata?

Para problemas de saúde simples os livros sobre homeopatia podem ajudar a encontrar o tratamento e medicamento mais eficaz. Ainda existe a opção de aulas de autocuidado em homeopatia. 

Agora para problemas de saúde graves e doenças crônicas somente uma especialista pode indicar o melhor tratamento. Diante disso este tipo de enfermidade deve ser tratada por um médico homeopata.

 

Como é a consulta homeopática?

A primeira consulta com um médico homeopata tem duração de 1 a 2 horas. Uma vez que durante a consulta o médico vai verificar todo o histórico médico do paciente, para obter uma visão completa dos sintomas. Da mesma forma os aspectos físicos, mentais e sociais são levantados no decorrer da entrevista. 

Depois é recomendado um medicamento que  atenda às necessidades segundo os sintomas apresentados pelo paciente.

Com relação aos retornos, serão agendados conforme as necessidades do paciente e o tipo de prática do especialista. Porém o mais comum é um intervalo de 4 a 6 semanas entre as consultas. 


Compartilhe


Veja mais

Congresso Nacional reafirma importância da Homeopatia

O Congresso Nacional ficou todo iluminado em verde, de 23 até 28 de novembro, em alusão ao Dia Nacional...

I Simpósio Interligas de Homeopatia

O presidente da (AMHB), Luiz Darcy, ministrará aula magna hoje, no I Simpósio Interligas de Homeopatia. Discorrerá sobre o...

AMB compartilha realizações com AMHB

Hoje, a AMHB, representada por seu presidente, Luiz Darcy, participou de reunião com a AMB e outras sociedades de...