Inteligência Emocional

Em momentos difíceis como o que estamos passando a importância de saber administrar os próprios sentimentos se torna uma questão de sobrevivência. Pois, pensamentos negativos são mais prejudiciais à saúde do que imaginamos. Em função disso o desenvolvimento da inteligência emocional se torna urgente. Afinal, pode determinar como estaremos depois que a tempestade passar.

A inteligência emocional ajuda os indivíduos a lidar com suas emoções, gerenciando da melhor forma para conquistar seus objetivos. Bem como compreender os sentimentos dos outros e como eles influenciam seu comportamento.

Conseguir administrar emoção e razão é importante para alcançar uma vida mais plena. Do mesmo modo que ser capaz de neutralizar emoções negativas, para evitar comportamentos destrutivos uma necessidade. Visto que os melhores resultados só são conquistados potencializando as emoções positivas.

Conheça suas emoções

A chave da inteligência emocional é compreender e analisar suas respostas aos desafios que a vida apresenta. No entanto, é preciso ter em mente que se trata de um processo gradual. Além disso, cada indivíduo tem um ritmo evolutivo próprio. Logo, seja gentil consigo, e não tente apressar as coisas.

Anotar sentimentos e reações pode facilitar o processo.

Passar por situações difíceis faz parte da vida. Entenda, saber administrar as emoções é a diferença entre o equilíbrio e o descontrole.

Tente ser otimista, evite pensamentos negativos imediatos. Lembre-se que para cada situação há diversas alternativas, basta procurar. Não se apresse em tentar resolver.

É preciso manter a calma quando estiver sob pressão. Dito isso encontre uma distração, canalize a ansiedade e realize atividades prazerosas.

<<LEIA TAMBÉM: Hábitos diários que ajudam a mulher a conquistar mais saúde e qualidade de vida>>

Automotivação

Lembre-se dos benefícios do autocontrole como, por exemplo, evitar conflitos. Uma atitude que vai melhorar sua relação com outras pessoas e evitar arrependimentos futuros. Dado que saber administrar as emoções facilita na conquista dos objetivos.

Tenha empatia

Se colocar no lugar do outro, entender suas emoções e o que o levou a tomar determinadas atitudes permite que sejamos mais sensíveis e abertos.

Melhore seus relacionamentos interpessoais

Desenvolver a inteligência emocional proporciona as ferramentas necessárias para cultivar bons relacionamentos. Visto que cria um ambiente mais positivo, permitindo mais qualidade de vida, além de transformar a rotina das pessoas com quem convivemos.


Compartilhe


Veja mais

Nota de Falecimento – Dra Joaquina Vilmaci

Venho aqui informar do falecimento de uma colega ex-membro da Diretoria da nossa SCH e ex-professora do curso de...

Brain Wave Oscillations as an Objective Neurophysiological Biomarker of Homeopathic Subjective Well-Being

Background Homeopathy uses the “similitude principle” to arouse a therapeutic reaction in the body against its own disorders. For this...

Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada

O lançamento da versão impressa do livro Ética em Homeopatia, “é a materialização do esforço de especialistas da área...