Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada

O lançamento da versão impressa do livro Ética em Homeopatia, “é a materialização do esforço de especialistas da área e do Cremesp em promover o cuidado humanizado e a relação médico-paciente”.  Com estas palavras, o conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Homeopatia do Cremesp, Rodrigo Souto de Carvalho, sintetizou o evento de apresentação da publicação, na quarta-feira, 10/4, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube, além da participação presencial de especialistas da área. 

“Temos promovido eventos que, assim como esta importante publicação, expressam o investimento desta gestão do Cremesp na divulgação do conhecimento ético e técnico-científico aos colegas”, declarou Angelo Vattimo, que participou do lançamento por videconferência.    
    
A mesa de trabalhos contou a presença de Ana Amélia Campos Claro Olandim, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB); Rubens Dolce Filho, presidente da Associação Paulista de Homeopatia (APH); do delegado da regional do Cremesp na Vila Mariana e coordenador CT de Homeopatia, Flavio Dantas (um dos autores da obra) e do procurador jurídico do Cremesp, Carlos Magno Michaelis Júnior. 


Carlos Michaelis, Flávio Dantas e Rodrigo Souto, durante o lançamento do livro


O evento também contou com a participação dos autores Plínio José Cavalcante Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Renata Lemonica, responsável pelo Serviço de Acupuntura e Homeopatia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp); Paulo Rosenbaum, especialista em  Medicina Preventiva e escritor;  Marcelo Pustiglione, especialista em Homeopatia e Medicina do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Monteiro e Pustiglione participaram por meio de videoconferência, e os demais, presencialmente. A conselheira do Cremesp, Eliane Aboud, também prestigiou o evento.   

Flavio Dantas iniciou sua apresentação agradecendo ao empenho dos conselheiros e colaboradores do Cremesp que tornaram o livro possível.  “Esta é uma obra para mostrar a Homeopatia, para sociedade e para os médicos, como um modelo de cuidado médico, e o médico homeopata com suas competências gerais e específicas”, destacou Dantas. 

“ Neste livro, a Câmara Técnica do Cremesp e os autores versaram sobre assuntos que abordam a história da Homeopatia, no âmbito da pesquisa, da filosofia e da saúde preventiva”, ressaltou Amelia Olandim, presidente da AMHB.  

Dolce Filho, presidente da APH destacou a forte sintonia da Homeopatia  com  os ensinamentos de Hipócrates, que vai muito além do seu famoso juramento, que é conhecido por todos os médicos. “Nós tratamos o doente em toda sua complexidade e não especificamente e apenas a sua doença”, afirmou. “Somos muito mais educadores do que terapeutas”, concluiu.         

Os participantes agradeceram ao apoio do Cremesp na promoção e valorização da especialidade que, muitas vezes, é vista com preconceito por outros especialistas. Também destacaram, em diversas ocasiões, o simbolismo da data escolhida para o lançamento do livro, 10 de abril, Dia Mundial da Homeopatia, alusiva ao aniversário do criador da prática, Samuel Hahnemann, nascido em 1755. 

Ao final das explanações e mesa redonda, os autores fizeram uma sessão de autógrafos aos presentes.  

O livro
A obra aborda aspectos históricos, epistemológicos, científicos e éticos da especialidade. Seu conteúdo contempla temas que refletem a inserção da homeopatia no sistema público de saúde, o ensino da ética médica, direitos e deveres do médico em geral e, em particular, do médico que exerce a prática homeopática. 

O livro também está disponível na versão digital, podendo ser acessada pelo site do Conselho, em Ebooks e Publicações.
  

Veja mais fotos do evento 
 

Fotos: Larissa Conceição Rodrigues 


Compartilhe


Veja mais

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul reabre suas portas!

Com imensa alegria, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) reabre suas portas no Dia Nacional da...

por Marcus Zulian Teixeira

“Folha de São Paulo” reitera sua postura desatualizada e negacionista, quando insiste em questionar se “O SUS deve continuar...

Pesquisador apresenta evidências científicas em homeopatia no Senado Federal

Marcus Zulian Teixeira, pesquisador que está na lista dos mais influentes do mundo, mostra que Homeopatia não é efeito...