O lançamento da versão impressa do livro Ética em Homeopatia, “é a materialização do esforço de especialistas da área e do Cremesp em promover o cuidado humanizado e a relação médico-paciente”. Com estas palavras, o conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Homeopatia do Cremesp, Rodrigo Souto de Carvalho, sintetizou o evento de apresentação da publicação, na quarta-feira, 10/4, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube, além da participação presencial de especialistas da área.
“Temos promovido eventos que, assim como esta importante publicação, expressam o investimento desta gestão do Cremesp na divulgação do conhecimento ético e técnico-científico aos colegas”, declarou Angelo Vattimo, que participou do lançamento por videconferência.
A mesa de trabalhos contou a presença de Ana Amélia Campos Claro Olandim, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB); Rubens Dolce Filho, presidente da Associação Paulista de Homeopatia (APH); do delegado da regional do Cremesp na Vila Mariana e coordenador CT de Homeopatia, Flavio Dantas (um dos autores da obra) e do procurador jurídico do Cremesp, Carlos Magno Michaelis Júnior.
Carlos Michaelis, Flávio Dantas e Rodrigo Souto, durante o lançamento do livro
O evento também contou com a participação dos autores Plínio José Cavalcante Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Renata Lemonica, responsável pelo Serviço de Acupuntura e Homeopatia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp); Paulo Rosenbaum, especialista em Medicina Preventiva e escritor; Marcelo Pustiglione, especialista em Homeopatia e Medicina do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Monteiro e Pustiglione participaram por meio de videoconferência, e os demais, presencialmente. A conselheira do Cremesp, Eliane Aboud, também prestigiou o evento.
Flavio Dantas iniciou sua apresentação agradecendo ao empenho dos conselheiros e colaboradores do Cremesp que tornaram o livro possível. “Esta é uma obra para mostrar a Homeopatia, para sociedade e para os médicos, como um modelo de cuidado médico, e o médico homeopata com suas competências gerais e específicas”, destacou Dantas.
“ Neste livro, a Câmara Técnica do Cremesp e os autores versaram sobre assuntos que abordam a história da Homeopatia, no âmbito da pesquisa, da filosofia e da saúde preventiva”, ressaltou Amelia Olandim, presidente da AMHB.
Dolce Filho, presidente da APH destacou a forte sintonia da Homeopatia com os ensinamentos de Hipócrates, que vai muito além do seu famoso juramento, que é conhecido por todos os médicos. “Nós tratamos o doente em toda sua complexidade e não especificamente e apenas a sua doença”, afirmou. “Somos muito mais educadores do que terapeutas”, concluiu.
Os participantes agradeceram ao apoio do Cremesp na promoção e valorização da especialidade que, muitas vezes, é vista com preconceito por outros especialistas. Também destacaram, em diversas ocasiões, o simbolismo da data escolhida para o lançamento do livro, 10 de abril, Dia Mundial da Homeopatia, alusiva ao aniversário do criador da prática, Samuel Hahnemann, nascido em 1755.
Ao final das explanações e mesa redonda, os autores fizeram uma sessão de autógrafos aos presentes.
O livro
A obra aborda aspectos históricos, epistemológicos, científicos e éticos da especialidade. Seu conteúdo contempla temas que refletem a inserção da homeopatia no sistema público de saúde, o ensino da ética médica, direitos e deveres do médico em geral e, em particular, do médico que exerce a prática homeopática.
O livro também está disponível na versão digital, podendo ser acessada pelo site do Conselho, em Ebooks e Publicações.
Fotos: Larissa Conceição Rodrigues