Revista de Homeopatia – Vol. 85 n. 1 (2024)

Revista de Homeopatia – Vol. 85 n. 1 (2024)

Com o título “A permanência da Homeopatia: e de como ela é inevitável”, o último volume da Revista de Homeopatia (publicada pela Associação Paulista de Homeopatia – APH) traz importantes contribuições para todos os profissionais da saúde que desejam se informar e atualizar sobre o tema.

O Dr. Paulo Rosenbaum destaca, no editorial, que um pilares da Homeopatia – a busca da visão integral do paciente, é também um dos aspectos que a fortalece. O autor destaca que “… a amplitude compreensiva – que a boa prática da anamnese já nos ensinava – foi conquistada através de uma semiologia generosa e uma tradição que sobrevive não exatamente contra tudo e contra todos, mas apesar de tudo, e contando com todos.”

O editor nos fornece ainda um resumo esclarecedor do conteúdo deste primeiro volume de 2024:

“Trazemos neste número da REVISTA um artigo de Álvaro Mesquita Junior, “Biblioteca virtual em saúde homeopatia brasil ‘Dr. Matheus Marim’: o ingresso da homeopatia na literatura científica mundial”. Nele narra-se o minucioso processo histórico de construção da indexação do HOMEOINDEX na Revista na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), ligada à OPAS e à BIREME, quando a homeopatia se torna universalmente acessível e ganha grande visibilidade no mundo científico-acadêmico através dos Descritores de Saúde.

Além disso, trazemos “Experimentação patogenética homeopática de Agaricus Muscarius”, uma releitura da patogenesia do medicamento e sua comparação com a Matéria Médica de autoria de Iago da Silva Caires.

Em seguida temos um interessante relato de caso clínico de infertilidade feminina com desfecho favorável através do tratamento homeopático sob o título “Tratamento homeopático na infertilidade feminina (relato de caso)” apresentado por Sollero Claudio Costa Carvalho et al.

Na sequência, o trabalho de Marcelo Pustiglione “Desastres naturais: uma reflexão homeopática e oportunidade de intervenções” enfocando a atuação da homeopatia nos desastres naturais, inspirado na recente tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, e o potencial da terapêutica da similitude nas emergências. Depois, uma nova abordagem da relação entre os medicamentos e os arquétipos “Homeopatia – arquétipos e ressonância mórfica” cuja autoria é de Rubens Dolce filho.

Apresentamos a seguir um belo e icônico texto do médico e conhecido clínico homeopata, Dr. Pierre Schmidt, “Os tesouros escondidos do último Organon: inovações e últimos conselhos de Hahnemann” originalmente publicado no The British Homeopathic Journal, na edição de julho-outubro de 1954 e aqui traduzido pela primeira vez para o português, num esclarecedor trabalho histórico.

Finalizamos esta edição com o artigo de Denise Scofano Diniz e colaboradores “Narratividade na promoção da saúde: limites e possibilidades da racionalidade médica homeopática no cuidado centrado no sujeito”, texto que propõe – e provoca — uma discussão vital que analise a propriedade da Práticas Integrativas e Complementares (PICs) à avaliação do próprio conceito de saúde.


Compartilhe


Veja mais

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul reabre suas portas!

Com imensa alegria, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) reabre suas portas no Dia Nacional da...

por Marcus Zulian Teixeira

“Folha de São Paulo” reitera sua postura desatualizada e negacionista, quando insiste em questionar se “O SUS deve continuar...

Pesquisador apresenta evidências científicas em homeopatia no Senado Federal

Marcus Zulian Teixeira, pesquisador que está na lista dos mais influentes do mundo, mostra que Homeopatia não é efeito...