Marcus Zulian Teixeira, pesquisador que está na lista dos mais influentes do mundo, mostra que Homeopatia não é efeito placebo
Nesta quinta feira (21), foi realizado o Seminário “Homeopatia: Presente e Futuro” no auditório do Interlegis do Senado Federal. O encontro da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) faz parte dos eventos comemorativos da Campanha Novembro Verde.
Um dos palestrantes foi o pesquisador da Faculdade de Medicina da USP e médico homeopata, Marcus Zulian Teixeira, que está entre os top 2% dos pesquisadores mais influentes do mundo nos últimos cinco anos, segundo o ranking da Stanford University.
O pesquisador trouxe estudos robustos sobre a “Homeopatia baseada em evidências”, nas diversas áreas da pesquisa científica: pesquisa básica, pesquisa clínica, ensaios clínicos randomizados e placebos-controlados, revisões sistemáticas e metanálises. Recentemente, Zulian publicou o livro “Homeopatia não é efeito placebo: comprovação das evidências científicas da Homeopatia”.
– Esse evento no Senado Federal traz importantes subsídios científicos contra a desinformação e o preconceito dogmático contra a Homeopatia, ressalta Zulian.
Outro assunto abordado foi Homeopatia e Fake News. A jornalista Marina Costa mostrou como a manipulação de informações e publicações de notícias falsas na grande mídia podem despertar sentimentos como medo, insegurança, dúvida e revolta para o público em geral. E ressaltou como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário estão atuando para coibir crimes contra a honra, respeitando, o direito da liberdade de expressão.
A Ciência e Ética, Panorama da Homeopatia no Brasil e no Mundo também foram assuntos do Seminário.
Nesta semana, o Congresso Nacional também recebeu iluminação verde em alusão à Campanha. Ações no Senado sobre Homeopatia foram promovidas pelo Senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
– É dever do Congresso Nacional fomentar o fim do desapreço pela homeopatia frente a outras especialidades médicas”, afirmou Trad.
Texto: Marina Costa