A primeira edição da revista em 2025 reforça suas características generalista e eclética, sem restrição a temas específicos, estruturas de abordagem científica ou tendências doutrinárias. A edição apresenta desde trabalhos de pesquisa básica em homeopatia até um relato de caso clínico.
Único periódico dedicado exclusivamente à Homeopatia indexado no MEDLINE, o jornal oferece artigos de alto nível acadêmico, através de revisão por pares e pela equipe editorial.
Como destacam seus editores, Robert T. Mathie e Angelina J. Mosley, nesta primeira publicação de 2025:
“O Índice apresenta trabalho in vitro em células de mieloma múltiplo; um relato de caso veterinário de tratamento homeopático em um axolote; um artigo de comentário sugerindo maneiras de utilizar a atividade cerebral como uma medida de bem-estar subjetivo durante o tratamento homeopático; um protocolo de estudo para analisar o papel da homeopatia na redução da resistência antimicrobiana em perus de criação; um estudo qualitativo investigando diferentes abordagens para tratar a síndrome do ovário policístico na África do Sul; e um par de artigos explorando as ações biológicas e físico-químicas da homeopatia em um modelo de ecotoxicidade.”
Como ocorre frequentemente, a participação brasileira é relevante, com três importantes contribuições: Um “artigo de comentário” do Dr. Marcus Zulian Teixeira (anteriormente destacado neste site) e dois artigos relacionados às pesquisas conduzidas pelo grupo liderado pela Dra. Leoni Bonamin.
O Dr. Marcus Zulian é engenheiro agrônomo e médico formado pela Universidade de São Paulo. Especialista em homeopatia e doutor em ciências médicas, atualmente desenvolve um projeto de pós-doutorado junto ao Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Pesquisador do Programa de Genética e Farmacogenética (PROGENE) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP desde 2022.
A Dra. Leoni Bonamin é médica veterinária e doutora em patologia experimental comparada pela Universidade de São Paulo, com passagem pela École Nationale Vétérinaire de Lyon na França. Já atuou na presidência do GIRI (Groupe International de Recherche sur lInfinitésimal) e como membro do Comitê Temático de Homepatia do Consorcio Acadêmico Brasileiro de Saúde integrativa (CABSIN), além de sócia fundadora da ABHAMA – Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Meio Ambiente (2023). Recentemente a Dra. Leoni ganhou o prêmio YVES LASNE (2024) pelo “conjunto da obra” referente às pesquisas sobre altas diluições realizadas desde 1997.
* Para buscas na plataforma Thieme acesse o link e assista o vídeo.