O que é homeopatia

A homeopatia é um sistema de tratamento natural e holístico. Holístico porque considera o ser humano como um todo, em vez de tratar somente o problema ou sintomas da doença. Natural porque os medicamentos são produzidos com substâncias de origem animal, mineral e vegetal.

Baseada na cura pelos semelhantes, isto é, a substância que em grandes quantidades pode causar o problema numa pessoa sadia, quando diluída em altas doses pode curar a doença. Por exemplo, ingerir muito café pode provocar insônia e agitação. Portanto, de acordo com a lei dos semelhantes quando utilizado para fabricar o medicamento homeopático a substância ajudaria no combate da insônia e agitação noturna.

Às vezes, a medicina tradicional utiliza o mesmo princípio para desenvolver remédios, por exemplo, o estimulante Ritalin é usado no tratamento de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), ainda pequena doses de alérgenos como o pólen são usados para dessensibilizar pessoas alérgicas. Porém, no caso da homeopatia, as doses das substâncias é tão diluída que não causa efeitos colaterais. 

A teoria da cura pelos semelhantes têm origem em Hipócrates (460 – 377 antes de cristo), mas sua forma atual foi desenvolvida há mais de 200 anos por um médico alemão. 

Desenvolvida por Samuel Hahnemann no final do século 18, que procura uma forma de reduzir os efeitos colaterais prejudiciais causados pelos tratamentos da época, que abrangia uso de veneno. Para isso experimentou em si mesmo e em voluntários saudáveis, com o passar do tempo Hahnemann descobriu que, além de reduzir a toxidade, à medida que as doses eram diluídas os medicamentos se tornaram mais eficazes. 

Ainda Samuel percebeu que os sintomas causados pelos medicamentos tóxicos na época como o mercúrio, usado no tratamento da sífilis, eram semelhantes aos sintomas das doenças que estavam sendo tratadas. Esta observação levou a criação da teoria da “cura pelo semelhante”.

Hahnemann documentou toda sua pesquisa, assim seus textos são a base que estabeleceu os princípios da medicina homeopática como é praticada até hoje. Samuel Hahnemann foi apresentado como um médico pioneiro e pesquisador incansável que batalhou para melhorar o exercício da medicina, que insistiu que os medicamentos fossem testados antes de do uso. Num documentário produzido pela BBC Radio em 2010. 

Além disso, a homeopatia é o segundo método de tratamento de doenças mais utilizado em todo o planeta, com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo.


Compartilhe


Veja mais

Congresso Nacional reafirma importância da Homeopatia

O Congresso Nacional ficou todo iluminado em verde, de 23 até 28 de novembro, em alusão ao Dia Nacional...

I Simpósio Interligas de Homeopatia

O presidente da (AMHB), Luiz Darcy, ministrará aula magna hoje, no I Simpósio Interligas de Homeopatia. Discorrerá sobre o...

AMB compartilha realizações com AMHB

Hoje, a AMHB, representada por seu presidente, Luiz Darcy, participou de reunião com a AMB e outras sociedades de...