Revista de Homeopatia – Vol. 85 n. 1 (2024)

Revista de Homeopatia – Vol. 85 n. 1 (2024)

Com o título “A permanência da Homeopatia: e de como ela é inevitável”, o último volume da Revista de Homeopatia (publicada pela Associação Paulista de Homeopatia – APH) traz importantes contribuições para todos os profissionais da saúde que desejam se informar e atualizar sobre o tema.

O Dr. Paulo Rosenbaum destaca, no editorial, que um pilares da Homeopatia – a busca da visão integral do paciente, é também um dos aspectos que a fortalece. O autor destaca que “… a amplitude compreensiva – que a boa prática da anamnese já nos ensinava – foi conquistada através de uma semiologia generosa e uma tradição que sobrevive não exatamente contra tudo e contra todos, mas apesar de tudo, e contando com todos.”

O editor nos fornece ainda um resumo esclarecedor do conteúdo deste primeiro volume de 2024:

“Trazemos neste número da REVISTA um artigo de Álvaro Mesquita Junior, “Biblioteca virtual em saúde homeopatia brasil ‘Dr. Matheus Marim’: o ingresso da homeopatia na literatura científica mundial”. Nele narra-se o minucioso processo histórico de construção da indexação do HOMEOINDEX na Revista na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), ligada à OPAS e à BIREME, quando a homeopatia se torna universalmente acessível e ganha grande visibilidade no mundo científico-acadêmico através dos Descritores de Saúde.

Além disso, trazemos “Experimentação patogenética homeopática de Agaricus Muscarius”, uma releitura da patogenesia do medicamento e sua comparação com a Matéria Médica de autoria de Iago da Silva Caires.

Em seguida temos um interessante relato de caso clínico de infertilidade feminina com desfecho favorável através do tratamento homeopático sob o título “Tratamento homeopático na infertilidade feminina (relato de caso)” apresentado por Sollero Claudio Costa Carvalho et al.

Na sequência, o trabalho de Marcelo Pustiglione “Desastres naturais: uma reflexão homeopática e oportunidade de intervenções” enfocando a atuação da homeopatia nos desastres naturais, inspirado na recente tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, e o potencial da terapêutica da similitude nas emergências. Depois, uma nova abordagem da relação entre os medicamentos e os arquétipos “Homeopatia – arquétipos e ressonância mórfica” cuja autoria é de Rubens Dolce filho.

Apresentamos a seguir um belo e icônico texto do médico e conhecido clínico homeopata, Dr. Pierre Schmidt, “Os tesouros escondidos do último Organon: inovações e últimos conselhos de Hahnemann” originalmente publicado no The British Homeopathic Journal, na edição de julho-outubro de 1954 e aqui traduzido pela primeira vez para o português, num esclarecedor trabalho histórico.

Finalizamos esta edição com o artigo de Denise Scofano Diniz e colaboradores “Narratividade na promoção da saúde: limites e possibilidades da racionalidade médica homeopática no cuidado centrado no sujeito”, texto que propõe – e provoca — uma discussão vital que analise a propriedade da Práticas Integrativas e Complementares (PICs) à avaliação do próprio conceito de saúde.


Compartilhe


Veja mais

HOMEOPATIA EM DESTAQUE

A Elsevier, editora científica e empresa de análise de dados, especializada em conteúdo científico, técnico e na área de...

Novembro Verde – trate-se com Homeopatia

O movimento Novembro Verde – trate-se com Homeopatia surgiu há 10 anos, fruto do entusiasmo das homeopatas Andrea Padre...

Nota Oficial contra o PL dos cigarros eletrônicos

A Associação Médica Brasileira – AMB, em uma ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia –...