Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 é importante para a manutenção da saúde do corpo, no entanto, o organismo não produz. A vitamina pode ser encontrada naturalmente em produtos de origem animal, em suplementos e em alimentos enriquecidos. Vejamos a seguir os benefícios dessa vitamina para o organismo:

Proporcionar mais energia

O aumento da energia é um dos principais benefícios da vitamina B12. Dito isso a falta de energia e lentidão sem motivo aparente pode estar relacionado à ausência dessa vitamina. Sua ingestão auxilia na produção dos glóbulos vermelhos, o que evita um tipo de anemia que, geralmente, az a pessoa se sentir fraca e cansada.

A vitamina B12 está presente numa grande variedade de alimentos de origem animal como peixe, leite, carne, ovos, aves e alguns produtos lácteos. Também pode ser encontrada em alimentos fortificados como leveduras nutricionais, cereais matinais e leite a base de plantas (leite de amêndoa e de soja).

Melhora a saúde do coração

O ácido fólico, a vitamina B12 e B6 juntos colaboram na redução da homocisteína, proteína que pode se acumular no sangue e danificar as paredes arteriais, possibilitando o surgimento de problemas cardíacos. Quando os níveis da B12 estão baixos, as arteriais não conseguem realizar sua função com eficiência, colocando o coração em risco.

<<LEIA TAMBÉM: As bactérias encontradas no intestino podem ser a resposta para os distúrbios de ansiedade>>

Garante um sistema nervoso mais saudável

A vitamina B12 ajuda na formação de uma capa de gordura que envolve e protege os nervos. Além disso, as células nervosas não conseguem funcionar corretamente quando há deficiência de B12.

Redução no risco de quedas

Dormência e formigamento podem ser sinais de problemas nos nervos relacionado à deficiência de B12. Como o equilíbrio pode ser afetado, os riscos de queda aumentam.

Melhorar a visão

Os danos no sistema nervoso causados pela ausência de vitamina B12 afetam o nervo óptico e, consequentemente, a visão.

Memória

Segundo algumas pesquisas problemas de memória e demência estão relacionados à ausência de vitamina B12, entretanto não existe um consenso de como os suplementos podem ajudar.