Desde que foram desenvolvidas as vacinas salvaram milhões de vidas, no entanto especialistas de diversos países têm verificado o crescimento da resistência de uma fatia da população com relação à vacinação. Em virtude da urgência do assunto a OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu o debate na lista das 10 maiores ameaças globais em 2019.

O sistema imunológico protege o organismo de agentes causadores de doenças, sendo um sistema eficiente em grande parte dos casos, e mantendo os micro-organismos longe, bem como rastreia e elimina os possíveis invasores. Entretanto, alguns agressores conseguem sobrecarregar o sistema imunológico, quando isto acontece doenças graves conseguem se instalar.

Portanto, os invasores que o organismo não reconhece são os que apresentam maior probabilidade de causar problemas de saúde. Dito isto a vacinação é uma maneira de ensinar o sistema imunológico a reconhecer e destruir tais ameaças. Com isso o corpo fica preparado em caso de exposição às doenças.

As vacinas são uma importante forma de prevenção primária. Em outras palavras elas podem evitar que pessoas fiquem doentes. Assim as vacinas ajudam no controle de doenças que antes ameaçavam diversas vidas como: tétano, coqueluche, sarampo e poliomielite.

A importância da vacinação para a sociedade

Quanto mais pessoas forem vacinadas melhor, uma vez que a vacinação não é fundamental somente para proteger o indivíduo de doenças, pois a imunização ajuda a proteger a sociedade.

A vacinação em massa torna menos provável que um indivíduo suscetível a problemas de saúde entre em contato com uma pessoa que tem uma doença específica.

A função do sistema imunológico é combater os invasores, sendo que ele é composto por vários tipos de células. As células encontradas no sistema imunológico defendem e eliminam possíveis ameaças. Contudo, elas precisam identificar as verdadeiras ameaças.

Ensinar o organismo a reconhecer novas ameaças e estimular a produção de anticorpos é função da vacina. Ainda a vacina prepara as células imunes para memorizar os agentes causadores de doenças. Habilidade que permite uma resposta mais rápida a problemas de saúde no futuro.

A vacinação ajudou a reduzir a mortalidade no século passado. Em todo o mundo aproximadamente 2,6 milhões de pessoas morriam anualmente em consequência do sarampo até os anos 1960, década no qual a vacina foi desenvolvida. Portanto a vacinação é essencial para erradicar doenças.

Compreenda a importância da vacinação na erradicação de doenças em: https://glo.bo/377w7VL