O tratamento homeopático tem como princípio a lei da semelhança. Dessa forma, os medicamentos homeopáticos produzem sintomas parecidos ao que os pacientes apresentam. Porém, os remédios são ultra diluídos, minimizando assim os possíveis efeitos tóxicos, mas potencializando os efeitos dos medicamentos.

<<LEIA TAMBÉM:Da Odontologia à Farmácia – Trate-se com homeopatia>>

Como funciona o tratamento homeopático

Primeiramente, é importante saber que a homeopatia trata o paciente como um todo. Assim, o tratamento é individualizado, sendo primordial passar por uma consulta detalhada. Com isso, o médico homeopata será capaz de prescrever o melhor medicamento e passará todas as informações sobre o seu uso.

Consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento homeopático:

Os medicamentos homeopáticos podem estar disponíveis na forma líquida e também sobre pequenos glóbulos. Os glóbulos precisam ser dissolvidos na boca como balas. Já nas preparações líquidas, as gotas podem ser ingeridas diretamente ou diluídas em um pouco de água filtrada.

No entanto, recomenda-se que o paciente não ingira alimentos ou qualquer substância com gosto ou cheiro muito fortes por um intervalo de 15 a 30 minutos antes e após cada dose de medicamento. E acima de tudo, nunca deve-se consumir bebidas alcoólicas ao mesmo tempo que os medicamentos, sejam eles homeopáticos ou não.

<<LEIA TAMBÉM:Aprendizados – O que aprendemos com a Campanha Homeopatia na Covid?>>

A moderação é o caminho para o equilíbrio

Porém, de um modo geral o consumo moderado de bebidas alcoólicas não atrapalha o tratamento homeopático, quando se obedece os intervalos de ingestão dos medicamentos. Mas, pode ser que o médico homeopata considere necessário diminuir ou eliminar o uso desses produtos durante o tratamento. Com isso, é fundamental respeitar os limites e nunca exceder o consumo de qualquer substância.

Em resumo, a homeopatia é uma medicina que preza pelo restabelecimento do organismo. Os pacientes precisam entender esses conceitos para que se comprometam a realizar o tratamento da melhor forma possível e alcançarem a cura e o bem-estar.

Clique aqui e leia o artigo completo.
Acesse o site da AMHB e saiba mais sobre o tratamento homeopático.