O SUS – Sistema único de saúde, da cidade de Belo Horizonte, MG utiliza a homeopatia no atendimento primário e apresenta resultados positivos no combate e controle de epidemias no passado. Isso nos leva a ter bons prognósticos sobre o controle da atual epidemia com o uso da homeopatia. 

Para abordar o tema de “homeopatia no cuidado das epidemias no SUS de Belo Horizonte” a AMHB, Associação Médica Homeopática Brasileira, recebeu duas ilustres colegas para a participação da live do canal da entidade no YouTube, em 18 de junho de 2020. 

Assim, Dra. Cláudia Prass Santos, médica homeopata referência técnica em Homeopatia da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e docente do Serviço Physis de Homeopatia contou com a presença da colega e mestre Dra. Valéria Maria Fonseca que é médica homeopata, concursada em homeopatia no SUS/PBH desde 1994.

<<Leia mais sobre a cobertura do enfrentamento à epidemia de Covid-19 pela comunidade homeopática>>

Os médicos homeopatas em Belo Horizonte estão presentes no centro de saúde e na gerência da gestão primária à saúde ligados ao SUS. Com isso, ficamos sabendo que a implantação da homeopatia na cidade teve início em 1998, durante uma epidemia de dengue, como contou Dra. Claudia em sua exposição.

Sus e o uso da homeopatia em epidemias de dengue

Em 2008, em um surto de dengue na região Nordeste da cidade de Belo Horizonte, Dra. Cláudia, que atuava na atenção primária do SUS, no posto de saúde, teve acesso a evolução de 35 pacientes, onde observou que 50% tiveram melhora em 48 a 72 horas. E ainda que 3 pacientes reagiram com notável melhora em 30 minutos a 1 hora com o uso do medicamento homeopático para gênio epidêmico da dengue.

Como resultado, a doutora Cláudia relata que em 2009, sua equipe foi convidada para trabalhar no surto epidêmico da região Norte da cidade. Onde foram atendidos 302 casos de dengue. Dos quais tiveram acesso a evolução de 67 pacientes, onde 85% se apresentaram bem após 24 a 48 horas.

E ainda em 2009 a Dra. Cláudia comenta que na região Leste da cidade, precisamente na rua Volta Grande do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, o Dr. Thales Onfori de Oliveira, atuou com o protocolo homeopático na prevenção da dengue. Foram 2 dias de oferta do medicamento. E em dois meses houve a redução de 25,4 % dos casos de dengue nessa rua, quando comparado com os últimos 4 meses.

A Dra. Cláudia comenta ainda que em 2010 foi realizado um dia “D” de oferta do medicamento homeopático do gênio epidêmico da dengue para a população e teve grande adesão.

A Dra. Cláudia mostrou quais os medicamentos usados na epidemia de dengue, dentre eles estão: Sarracenia Purpurea. China, Arsenicum Album, Natrium, Muriatiçum e Rhus Toxicodendro.  

Sus e a Homeopatia na COVID-19 na cidade de Belo Horizonte

Além disso, na atual pandemia de COVID-19 a Dra. Cláudia comenta que foi elencado inicialmente o uso de Phosphorus  e depois escolhido Arnesicum Album para aplicar nos postos de saúde ligados ao Sus

De acordo com a doutora Cláudia, em Belo Horizonte no centro de saúde o medicamento do gênio epidêmico da COVID-19, está sendo ofertado na fila da vacina para os idosos. Além da realização do atendimento homeopático remoto aos pacientes com COVID-19, e ainda a assistência médica homeopata presencial, em uma das unidades.

A doutora Claudia ainda faz comentários sobre os casos de COVID-19 que atendeu.

<<Leia também: Homeoprofilaxia em epidemia>>

A doutora Valéria Fonseca complementa a apresentação da doutora Cláudia, uma vez que aturam na mesma linha de enfrentamento. Dra. Valéria explica a atuação do SUS no enfrentamento das epidemias com o uso da homeopatia. 

Comenta que essa vem ganhando expansão e visibilidade no SUS. E que em 2012 o trabalho teve grande procura para na profilaxia das epidemias de dengue na cidade, além de um posicionamento para atual epidemia de COVID-19. 

E reforça a necessidade da colaboração envolvimento dos profissionais do centro de saúde com a homeopatia.   

Assista ao bate papo das doutoras Claudia e Valéria com a AMHB no canal da rede social YouTube. Não esqueça de seguir o canal e curtir o vídeo deixando o seu comentário.