Prevenção é um conjunto de condutas aplicadas com o propósito de impedir que algo aconteça. Quando falamos de prevenção em saúde consideramos as ações adotadas para evitar o desequilíbrio e, consequentemente, que o organismo fique doente.

Alimentação saudável, prática de atividade física, manutenção das vacinas e mudanças no estilo de vida são algumas atitudes que podem ser tomadas para prevenir doenças, bem como garantir mais saúde e bem-estar.

Uma pessoa saudável é um membro mais participativo da sociedade, tem um desempenho melhor no trabalho, gasta menos com remédios e melhor convívio familiar. Isso acontece em virtude da disposição e mais tempo para curtir ao lado das pessoas que são importantes.

Em suma, ficamos doentes porque negligenciados alguns aspectos básicos da nossa vida. Como manter uma alimentação saudável, beber água o suficiente, se exercitar, cultivar bons pensamentos, entre outros hábitos que ajudam a manter o equilíbrio do organismo. A ausência de quantidade de sono apropriada também é muito prejudicial à saúde.

A importância de cultivar bons pensamentos na prevenção de doenças

Pensamentos negativos estimulam a produção de determinados hormônios em nosso organismo como cortisol e adrenalina, que em algumas situações são úteis. Entretanto, quando ocorre a produção desordenada desses hormônios podem causar desequilíbrio do organismo e doenças. Uma vez que provocam alterações emocionais em nosso organismo, quando relacionada a produção inadequada pode prejudicar a saúde.

Optar pelo uso de medicamentos homeopáticos no lugar dos alopáticos, remédios tradicionais, é uma forma de prevenção dos problemas de saúde mais suave. Já que esses medicamentos são produzidos com substâncias naturais de origem vegetal, animal e mineral, por isso não apresentam efeitos colaterais graves. Ao fazer isso o indivíduo evita o consumo elevado de substâncias químicas capazes de alterar o equilíbrio do corpo.

A homeopatia age na força vital do corpo, fortalecendo o sistema imunológico para que esse seja capaz de se curar. Enquanto a alopatia se preocupa em eliminar os sintomas das doenças para alcançar a cura.

A homeopatia é um sistema de tratamento com mais de 200 anos de história, que considera o paciente em sua totalidade.