A medicina preventiva tem como objetivo prevenção, promoção e manutenção da saúde e bem-estar. Da mesma forma que pretende evitar doenças, incapacidades e mortes individuais e coletivas, atuando na conscientização da sociedade e população.

Promovida por todos os médicos, ainda que alguns tenham optado por se especializar nela. A medicina preventiva é uma ciência médica, social e comportamental, que utiliza bioestatística e dados epidemiológicos. Ainda, os especialistas podem avaliar os serviços de saúde ou administrá-los. Além disso, estudam as causas de lesões e doenças em faixas populacionais específicas.

Visto que se trata de um ramo da medicina interdisciplinar a medicina preventiva foca no paciente e nos diversos fatores que influenciam sua saúde. Uma vez que tem uma meta ampla considera aspectos socioeconômicos, legislação, equidade de saúde e as desigualdades encontradas em comunidades e determinadas populações.

A saúde preventiva pode ser praticada dentro ou fora dos consultórios médicos. Os médicos desta especialidade oferecem conselhos sobre hábitos saudáveis, exames preventivos e imunização. Ajudando pacientes a transformaram seus estilos de vida, frequentemente neste processo encontram problemas de saúde como diabetes, tabagismo e obesidade. Que são grandes vilões da saúde.

Homeopatia e medicina preventiva

Os programas de saúde pública promovem a saúde e bem-estar numa escala maior. São médicos que atuam em comunidades e em determinados segmentos da população combinando conhecimentos clínicos com prevenção.

A homeopatia é um braço da medicina preventiva que atua como sistema auxiliar, proporcionando um tratamento mais gentil e natural. Pois, acredita que a saúde é conquistada quando o equilíbrio do organismo é mantido. Por isso os medicamentos são prescritos com o objetivo de melhorar a resposta do sistema imunológico e, consequentemente, a resistência as doenças.

A medicina preventiva é um campo da medicina que não só auxilia os pacientes e população no controle de doenças, mas que também ajuda na economia dos recursos na manutenção da saúde. Considerando o custo dos tratamentos a homeopatia é uma opção mais acessível em virtude do baixo custo dos medicamentos e maior disponibilidade.

Conheça mais sobre saúde preventiva em: https://bit.ly/36djKan