Prefeitura de Itajaí começa distribuição de doses de homeopatia para melhorar imunidade

Por Dagmara Spautz

25/04/2020 – 17h51 – Atualizada em: 25/04/2020 – 17h54
Remédio homeopático (foto: Divulgação)
Remédio homeopático (foto: Divulgação)

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), anunciou que serão disponibilizadas nos postos de saúde doses de cânfora, preparado homeopático para melhora da imunidade. A medida faz parte das ações para prevenir casos graves de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Em março, a primeira tentativa da prefeitura de distribuir as doses foi barrada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A cânfora seria aplicada por agentes de saúde, de casa em casa.

O município recuou, mas a ideia foi reativada depois que a Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota técnica, em que estabeleceu critérios para terapias alternativas. O documento é do dia 14 de abril, e autoriza a distribuição de doses homeopáticas para melhorar a imunidade – desde que estejam em embalagens individuais. Afirma, ainda, que a cânfora é sugerida por entidades que regulamentam a homeopatia.

A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) informa, em nota, haver “evidências de que, em epidemias, o uso profilático (preventivo) pela população do medicamento homeopático corretamente escolhido pode resultar em menores taxas de infecção e uma menor gravidade”.

O prefeito Volnei Morastoni, que é médico homeopata, ressaltou que não se trata de um tratamento de covid-19, mas uma forma de melhorar as condições gerais do organismo para enfrentar uma eventual contaminação:

– Tem efeito de profilaxia, de estimular o sistema imunológico para enfrentar as doenças.

O uso das medidas preventivas. como máscaras, distanciamento e isolamento social, não deve ser abandonado por quem aderir ao tratamento homeopático. Os detalhes sobre a distribuição da cânfora serão divulgados na segunda-feira (27).

Acesse o site da matéria https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/prefeitura-de-itajai-comeca-distribuicao-de-doses-de-homeopatia-para