O Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, Vice-presidente Sudeste da AMHB (Associação médica homeopática Brasileira), comenta a atuação da homeopatia na atual pandemia de COVID-19, no Brasil.

Desse modo, Dr. Ariovaldo, explica que o comitê especial de investigação de COVID-19 da AMHB, realizou estudos preliminares sobre os principais sintomas e medicamentos prevalentes na pandemia de COVID-19. E relata ainda que a homeopatia é uma especialidade médica no Brasil, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira.

<<LEIA TAMBÉM: Homeopatia e a resposta imune, ação a nível celular.>>

A AMHB representa e defende essa especialidade médica.

Em 2017, foi elaborado um dossiê especial em evidências científicas, fundamental para a prática e reconhecimento da homeopatia no país.

Em relação a evolução da pandemia de COVID-19, os médicos homeopatas requisitaram uma recomendação oficial da associação. Frente a isso, o comitê de investigação, realizou um estudo dos sintomas do COVID-19, chegando aos medicamentos do gênio epidêmico.

Estudo preliminar dos sintomas e medicamentos prevalentes da pandemia de COVID-19 no Brasil:

Desse modo, o estudo se pautou na primeira fase clínica da COVID-19, onde foi elaborado o repertório homeopático, além do estudo de matéria médica. Foram avaliados 27 casos de COVID-19, onde mais de 500 sintomas foram observados.

Dessa forma, apareceram os seguintes medicamentos homeopáticos como os prováveis do gênio epidêmico da COVID-19: Arsenicum Album, Phosphorus, Bryonia, e Quina.

Em resumo, o estudo foi um ponto de partida para realização de mais pesquisas científicos, e publicações de protocolos clínicos diante a essa situação.

E ainda, em relação às pesquisas homeopáticas sobre a pandemia de COVID-19, o Dr. Flávio Dantas, realizou um formulário de pesquisa de casos clínicos, aprovado pelo comitê de ética. Além da publicação de um protocolo para atuação em casos graves, realizado pelo Dr. Marcus Zulian.

<<LEIA TAMBÉM: Estudo preliminar de sintomas e medicamentos prevalentes do “gênio epidêmico” de COVID-19>>

Campanha homeopatia na COVID-19

Além disso, está acontecendo a campanha “homeopatia na COVID-19”, elaborada pela AMHB. Onde os médicos podem se cadastrar para se tornarem voluntários, e os pacientes da COVID-19 podem se registram na plataforma, para receber o atendimento médico homeopático gratuito.

A Liga Médica Homeopática Internacional (LMHI) frente a atual pandemia de COVID-19.

Foram apresentados, durante a live alguns estudos internacionais, onde os colegas homeopatas da LMHI, mostram seus trabalhos em relação a pandemia de COVID-19, na Espanha.

<<LEIA TAMBÉM: Protocolo da ABRAH sobre gênio medicamentoso do COVID-19>>

Estudo mostra os medicamentos do gênio epidêmico na Espanha

Em relação a este estudo, foram coletados e avaliados 107 de pacientes com COVID-19, onde a maioria a eram de sintomas leves de COVID-19. Os sintomas prevalentes foram: febre, afecções do sistema respiratório, e como queixa principal a tosse seca.

E ainda, a dificuldade respiratória foi relatada em 46 pacientes. Além de pacientes com dispneia noturna. Como também, pode-se dar destaque para a fraqueza e dor muscular. Do mesmo modo, foram encontradas alterações dermatológicas, nos pacientes afetados pela atual pandemia de COVID-19. E ainda, sintomas mentais, com o predomínio do medo.

A partir dessas informações, a repertorização mostrou os medicamentos elencados, onde tem-se principalemte: Bryonia, Arcenicun Album, e Phosporus.

<<LEIA TAMBÉM: Como funcionam as duas vacinas que serão testadas em Brasileiros>>

Mini repertório homeopático da COVID-19

Em conclusão, a liga internacional de homeopatia também apresentou um estudo com diferentes grupos de sintomas da atual pandemia de COVID-19. Que foram usados para elaboração de uma mini repertorização homeopática. Onde elencou-se 20 sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes com COVID-19.

Desse modo, o aplicativo pode guiar a escolha do medicamento homeopático, e com isso a instalação do tratamento se torna mais rápido. Acesse https://hpra.co.uk/ para ter acesso a esse app.

E Assista a live completa em: https://www.youtube.com/watch?v=gBRpHF-9pw0.