Na medicina já existiram tratamentos como indução de vômitos, suadouros, sangramentos e até a ingestão de substâncias tóxicas como arsênico e mercúrio. Terapias que, na melhor das hipóteses, não soluciona o problema que está sendo tratado, entretanto, alguns indivíduos se sentiam melhor. O cérebro é o responsável por este resultado, sendo que a resposta positiva está conectada com o efeito placebo.

Sempre foi de conhecimento dos médicos que remédios e tratamentos que não serviam para nada eram capazes de fazer a pessoa se sentir melhor. Mas, somente em 1955 o médico Henry Beecher analisou diversos testes de medicamento, e descobriu que muitas pessoas que utilizaram remédios falsos, como as pílulas de açúcar, conquistaram a cura de seus problemas de saúde. Uma consequência do efeito placebo, no qual a pessoa ao acreditar que foi curada alcança a cura da doença.

<<SAIBA TAMBÉM: Aumento nos casos de depressão em todo o mundo>>

Beecher revolucionou o teste de medicamentos

Embora o experimento de Beecher apresente algumas falhas foi de grande importância na história da medicina, pois ficou claro que para testar uma terapia é preciso comparar os resultados de quem fez uso dos medicamentos, com os resultados apresentados por quem utilizou placebo.

Sabendo desse efeito na saúde das pessoas a indústria farmacêutica investe mais em publicidade que em melhoria dos medicamentos. Uma vez que, acreditar que o remédio pode resolver seu problema aumenta a procura pelo mesmo.

Da mesma forma quanto mais atenciosa e demorada for a consulta médica, mais o indivíduo acredita no tratamento prescrito pelo médico, logo os resultados são mais favoráveis e a cura mais rápida.

Homeopatia um sistema de tratamento que auxilia na cura de doenças

A homeopatia é um tratamento que atua na energia vital do indivíduo, melhorando a resposta do sistema imunológico para que este seja capaz de combater enfermidades e, consequentemente, evitar doenças. Isso acontece através de medicamentos produzidos com substâncias naturais, que passaram por altas diluições.

Os medicamentos homeopáticos têm como propósito restaurar a harmonia do organismo, uma vez que os sintomas são sinais de que algo não está bem no organismo. Já que as doenças têm origens diversas.

Além disso, o paciente tem todo o suporte necessário durante o tratamento. Isto é, consultas que avaliam todos os aspectos de sua vida para determinar a causa do problema. Bem como medicamentos que mais se assemelham aos sintomas apresentados.