A homeopatia é um especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980. Dessa forma, essa prática é uma alternativa para o tratamento de doenças agudas e crônicas. Desse modo, a homeopatia faz parte do conceito de medicina integrativa, e é uma aliada nos tratamentos convencionais, como no câncer, garantindo qualidade de vida e bem-estar aos seus pacientes.

<<LEIA TAMBÉM:Você sabia que o SUS oferece tratamento homeopático?>>

Homeopatia: um olhar para o corpo e para a mente:

Assim, os médicos homeopatas tem um olhar voltado para o paciente como um todo, não apenas para a enfermidade. Uma vez que as doenças ocorrem devido a uma desordem, os medicamentos homeopáticos tem a função de restabelecer o paciente por completo.

<<LEIA TAMBÉM: Informe AMHB sobre a vacinação contra COVID-19>>

O medicamento homeopático busca uma resposta do organismo:

Diferente da medicina tradicional, a homeopatia não trabalha com efeitos contrários ao da doença, mas sim semelhantes. O tratamento utiliza substâncias do reino vegetal, animal ou mineral, ultra diluídas que causam sintomas semelhantes aos manifestados pelos pacientes. Com isso, o organismo é estimulado a reagir contra as enfermidades.

Desse modo, a escolha dos medicamentos é sempre individualizada. Durante a consulta homeopática, o médico realizará inúmeras perguntas. Não apenas sobre a condição de saúde de seus pacientes, mas também os detalhes sobre a vida deles. Tudo é levado em consideração na escolha do medicamento homeopático, pois cada pessoa é única e responde de modo singular as doenças e aos tratamentos.

<<LEIA TAMBÉM: Homeopatia e Agronomia>>

Os benefícios da homeopatia para o corpo:

Com isso, esse tratamento se torna uma possibilidade mais segura, com efeitos colaterais quase inexistentes, quando prescrito por profissionais qualificados. E ainda, tem inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que pode ser usada para a prevenção de doenças, atuando ainda na promoção de bem-estar e qualidade de vida.

Acesse o site da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) e entenda mais sobre essa terapêutica.
Leia o artigo completo sobre como funciona a homeopatia.