A disseminação e rumo da homeopatia em diversos países começaram, praticamente, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento da prática no início do século XIX, conforme relatórios encontrados. Os documentos sobre este assunto são tantos, que não é possível copilar e pesquisar todos eles. Ainda que com o passar dos anos o interesse tenha diminuído, muitos estudos continuaram sendo realizados trabalhando o contexto histórico da prática, evolução e contribuição na história da medicina.

Desenvolvida na Alemanha em 1796 pelo médico Samuel Hahnemann a homeopatia se espalhou logo após sua criação. Em 1820 a prática aportou na Suécia vinda direto da Alemanha. Enquanto no Brasil a prática foi introduzida por um médico francês em 1830.

Após o introdutor, como é conhecido tradicionalmente o médico ou pessoa responsável pela apresentação da homeopatia, despertar a atenção de membros influentes da sociedade (governo, intelectuais, jornalistas, nobreza, políticos, militares, entre outros) foram criados cursos, periódicos e associação, além das estruturas para o atendimento da população.

Como a chegada da homeopatia impactou a vida da população no Brasil e Suécia

Antes de falarmos sobre a recepção da população e governo com relação a homeopatia no Brasil e Suécia, é preciso entender como as doenças eram tratadas na época em ambos os países.

No Brasil a prática da homeopatia recebeu apoio de médicos tradicionais que tentaram oficializar o novo sistema de tratamento. Apesar disso não existem registros de grandes manifestações a favor da homeopatia, nem de curas milagrosas capazes de impactar a sociedade da época.

Já na Suécia a prática médica era controlada de perto pelo Estado, que supervisionava as atividades de um pequeno grupo de médicos que tinham privilégios reais. Aliás, a quantidade de médicos se manteve reduzida durante séculos.

Hoje a homeopatia é o segundo sistema de tratamento mais utilizado em todo o mundo, ainda que tenha encontrado obstáculos no início, muitos médicos conseguiram disseminar o método e melhorar a prática obtendo resultados positivos.

Leia mais sobre o assunto em: https://bit.ly/2tM0B1p