O novembro verde surgiu em 2014 na Bahia, com o propósito de divulgar e disseminar a prática da homeopatia em todo o Brasil. Com o objetivo de permitir que mais pessoas conheçam o sistema de tratamento natural, além de acabar com as dúvidas e mitos que são compartilhados diariamente.

Diversos profissionais homeopatas aderiram ao movimento no ano seguinte e, desde então o novembro verde faz parte do calendário com palestras, eventos, caminhadas, encontros, entre outras manifestações que pretendem espalhar a homeopatia no território nacional.

Apesar de ser um método de tratamento desenvolvido em 1796 por Samuel Hahnemann, um médico alemão que estava decepcionado com a medicina de sua época. Muitas pessoas não sabem como o tratamento homeopático auxilia na cura das doenças.

A homeopatia é um sistema de tratamento que considera todos os aspectos da vida do indivíduo para tratar doenças. Por isso utiliza substâncias naturais de origem vegetal, mineral e animal para produzir os medicamentos que serão usados ao longo do tratamento. Por se tratar de substâncias naturais os medicamentos homeopáticos não causam efeitos colaterais. Diante disso podem ser usados por pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.

Sendo que pessoas com maior sensibilidade a determinadas substâncias são as que mais procuram o tratamento homeopático.

Dia 21 de novembro é considerado o Dia Nacional da Homeopatia. Por causa disto o mês foi escolhido para a realização da campanha de incentivo ao tratamento homeopático. Pois, neste mesmo mês em 1840 Benoit-Jules Mure, um discípulo de Hahnemann, começou a prática da homeopatia no Brasil. Esta é a origem da data que celebra a implantação da prática em terras brasileiras.

No Brasil há cerca de 20 mil profissionais de saúde que atuam em homeopatia, assim como 10 milhões de pessoas se beneficiam com o tratamento baseado na lei dos semelhantes, onde a substância que causa o problema, quando utilizada em altas diluições cura a doença.

Para participar do movimento basta fazer o download do selo no site Movimento Novembro Verde, e utilizar junto com toda comunicação de seus produtos e serviços.