A homeopatia veterinária está crescendo cada vez mais. Os tutores estão mais atentos a saúde de seus animais e buscam alternativas capazes de trazer resultados positivos na qualidade de vida deles.

A Homeopatia Veterinária é bem aceita por seus pacientes:

A Dra Cideli Coelho, Médica Veterinária especialista em Homeopatia, foi a uma das convidadas da Live transmitida pela AMHB (Associação Medica Homeopática Brasileira ) pela rede social do You Tube, onde comenta sua atuação com a medicina de animais exóticos.

Assim, a Dra. Cideli comenta que a maior vantagem no uso da homeopatia veterinária nos animais silvestres, é o prazer com que esses pacientes tomam a medicação. Dessa forma, os tutores conseguem realizar o tratamento completo sem ter que obrigar os animais a ingerirem os remédios.

Desse modo,  a aceitação por parte dos animais é tão benéfica que alguns animais chegam até a pedir a medicação aos seus tutores, que se sentem felizes com a reação. Percebendo o bem que a homeopatia proporciona, sendo fonte de bem-estar.

<<LEIA TAMBÉM:Homeopatia atenua os efeitos da Quimioterapia>>

Cuidado especializado para as aves e répteis:

No entanto, é necessário que a prescrição homeopática veterinária seja feita por especialistas. E ainda, uma atenção maior deve ser fornecida quando se tratar das aves e dos répteis. Por serem animais que possuem particularidades importantes, é fundamental o profissional ter conhecimento da anatomia e fisiologia de cada espécie atendida.

Sendo assim, é interessante ressaltar que para as aves e para os répteis, a medicação homeopática não deve ser na forma farmacêutica de solução hidroalcoólica.

Pois as aves possuem um metabolismo acelerado, o que faz com que a ação da homeopatia seja muito mais rápida nesses pacientes, quando comparada a outras espécies.

Já os répteis, possuem um metabolismo mais lento, assim a ação da medicação homeopática é relativamente mais lenta, quando comparada com as aves.

<<LEIA TAMBÉM:Saúde física e mental do profissional de saúde>>

A homeopatia veterinária proporciona segurança no uso:

Assim, outro benefício da homeopatia veterinária, é que o medicamento homeopático não intoxica os animais. E também não possui efeitos colaterais. A intoxicação por medicamentos alopáticos é frequente nos animais exóticos. Com isso, o uso da homeopatia pode garantir a segurança desses pacientes.

Bem como, a homeopatia tem o potencial de tratar alterações comportamentais relacionadas ao estresse, medo e ansiedade. E de controlar as manifestações cutâneas, que muitas vezes podem estar presentes nesses casos.

Entretanto, nos pacientes em que a cura não é possível, os esforços são voltados na busca da qualidade de vida dos animais. Aliviando assim o sofrimento e a dor.

Em resumo, a homeopatia é uma prática medica comprovada cientificamente. Na última década, o Brasil  foi o país que mais publicou trabalhos em homeopatia, na pesquisa básica, fortalecendo essa medicina tão eficaz.

Os estudos homeopáticos mostram resultados positivos da homeopatia na veterinária:

<<LEIA TAMBÉM:Homeopatia é resposta para quem busca medicina humanizada>>

A Dra. Cideli atua também com as pesquisas científicas na homeopatia veterinária. Publicou trabalhos internacionais, que descrevem a ação da homeopatia nos filhotes e nos animais idosos.

Ainda nesse sentido, A Dra. Cideli comenta um estudo realizado por um dos seus orientados, onde se destaca nitidamente a ação analgésica da Arnica Montana, no controle da dor pôs-operatória em cadelas. O qual apresentou resultados que garantem a ação desse medicamento homeopático.

Da mesma forma, outro trabalho mostra a ação da homeopatia em pinguins de Magalhães. Usada no intuito de diminuir as enzimas hepáticas desse animais.  Como resposta, as enzimas hepáticas voltaram a níveis normais, com o uso do medicamento homeopático, comprovando mais uma vez o potencial homeopático.

Incentivem as pesquisas homeopáticas, acesse o site da AMHB e saiba mais sobre a homeopatia.
Assista a Live completa: