Os sintomas comuns durante a gravidez incluem enjoos, vômitos, azias, alterações do sono, intestino preso, infecções urinárias, depressão, insônia e alteração do apetite. Porém, algumas mulheres podem apresentar outros incômodos, que as preocupam durante esse período tão importante.

Entretanto, os medicamentos convencionais para alivio desses sintomas, podem acarretar má formações no feto. Assim, os ginecologistas prescrevem os remédios que possuem menos efeitos colaterais. Mas ainda assim, as pacientes relatam que na maioria dos casos, o uso sempre vem aliado a sonolência constante e outros efeitos não desejados.

<<LEIA TAMBÉM:Da Odontologia à Farmácia – Trate-se com homeopatia>>

O uso da homeopatia e os benefícios para as gestantes:

Dessa forma, os medicamentos homeopáticos são livres de efeitos adversos, quando prescritos por médicos homeopatas especialistas e utilizados de forma adequada. Assim, as mulheres procuram essa alternativa durante a gravidez principalmente quando já não encontram resultados nos medicamentos convencionais. E após o uso, se encantam com os seus benefícios, que acima de tudo, é uma terapêutica segura para o bebê.

No entanto, é importante lembrar que mesmo a homeopatia sendo  altamente segura, a população não deve se auto- medicar, principalmente no período da gravidez, onde o uso dos medicamentos interagem diretamente com bebê em formação.

<<LEIA TAMBÉM:O Congresso Nacional apoia o Novembro Verde>>

Como a homeopatia atua na gravidez:

Em relação ao uso da homeopatia, é necessário entender que ela não vai tratar a doença, mas sim o doente como um todo. Por exemplo, um tratamento para enjoo não vai atuar no sintoma, mas no desequilíbrio da energia da paciente que a levou a responder daquela maneira.

Dessa forma, os medicamentos homeopáticos são individualizados. Os médicos vão indicar o ideal para cada paciente, naquele determinado momento. Os quais iram estimular o organismo a reagir diante das doenças. E ainda, todas as particularidades das pacientes são levadas em consideração para a escolha do medicamento homeopático, até mesmo as questões emocionais que as envolvem nesse período especial.

Saiba mais sobre a Homeopatia no site da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).
Leia o artigo sobre o uso da homeopatia na gravidez na integra.