A homeopatia é um sistema de tratamento desenvolvido na década de 1790 pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann. Que decepcionado com as práticas médicas de sua época cria um método de tratamento gentil, seguro e eficaz. Em todo o mundo é utilizada por cerca de 200 milhões de pessoas, principalmente nos casos de doenças crônicas incluindo alergias.

Fundamentada na lei dos semelhantes a homeopatia utiliza a mesma substância que causa a doença em uma pessoa sã para tratar a enfermidade em pessoas doentes. Outro pilar da homeopatia é a crença de que o corpo é capaz de se curar, em virtude disso medicamentos produzidos com substâncias naturais de origem vegetal, animal e mineral são usados para estimular o processo de cura.

No decorrer da consulta o médico homeopata fará muitas perguntas acerca da saúde mental, física e emocional do paciente. Prescrevendo a seguir o medicamento que mais se assemelha com os sintomas apresentados, além de adaptar o tratamento as necessidades do indivíduo.  Por isso o tratamento homeopático é personalizado, já que cada pessoa é única. Assim dizemos que a homeopatia é um tratamento holístico, que considera o individuo como um todo na hora de tratar doenças.

Homeopatia no auxílio do equilíbrio do organismo

No Brasil a homeopatia é reconhecida desde 1979, sendo que é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e programas de saúde comunitária em diversas regiões e estados. Periodicamente são realizados simpósios que discutem todos os aspectos e desenvolvimento da prática. Bem como questões sociológicas, pesquisas e avaliações da prática em território nacional.

Os medicamentos homeopáticos agem na energia vital do organismo melhorando a resposta do mesmo com relação às enfermidades. Assim o sistema imunológico se torna mais forte e as enfermidades têm mais dificuldade de se instalar. Desta forma o corpo se torna mais capaz de resistir a doenças proporcionando mais saúde e bem-estar.

Por se tratar de um sistema que utiliza substâncias de origem natural a homeopatia não causa efeitos colaterais, o que faz dela um tratamento muito procurado por pessoas sensíveis aos medicamentos convencionais, crianças e idosos.

Recomendamos a leitura de um texto publicado na Folha de São Paulo que fala sobre como a homeopatia pode curar doenças.