A agronomia está se organizando e ganhando espaço dentro da homeopatia. O Engenheiro Agrônomo Jasper José Zanco, Doutor em produção vegetal. E Coordenador do Grupo de Pesquisa em Produção e Biotecnologia Vegetal, Pesquisador em biofotônica aplicada às ultra diluições em plantas, explica a ação da homeopatia dentro da agronomia.

<<LEIA TAMBÉM:Você sabia que o SUS oferece tratamento homeopático?>>

A importância da pesquisa homeopática:

Desse modo, o professor Jasper demostra a necessidade de mais pesquisas na área. E não apenas isso, é importante que os métodos de estudos homeopáticos sejam executáveis. E acima de tudo tenham acurácia, para garantir a validade dos resultados encontrados.

A homeopatia na agricultura teve como percursores Benoit Mure, Rudolf Steiner e Lily Lolisko, que escreveu o livro Agriculture of Tomorrow (Agricultura do Amanhã), onde conta todas as suas observações e os métodos de pesquisa da época.

<<LEIA TAMBÉM:O farmacêutico homeopata e a importância no tratamento homeopático>>

Homeopatia na agronomia:

Atualmente no Brasil, o grande expoente na pesquisa com plantas e homeopatia é o professor Vicente Wagner Dias, da Faculdade Federal de Viçosa. Como também, o professor Pedro Boff, que viabilizou um laboratório com todos os equipamentos e uma equipe especializada para desenvolver pesquisas em homeopatia, em Santa Catarina. Do mesmo modo, no Paraná, a Faculdade Estadual de Maringá  também realiza trabalhos importantes sobre a ação da homeopatia em plantas.

<<LEIA TAMBÉM:Saúde física e mental do profissional de saúde>>

Como é a homeopatia em plantas:

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que dentro da agronomia as alterações de caráter físico ou biológico, podem alterar o desenvolvimento dos vegetais. Assim existe a necessidade das pesquisas homeopáticas dentro da agronomia se basearem em métodos concretos.

Dessa forma, a grande variabilidade que existe no ambiente em que as plantas se encontram, interfere na escolha dos medicamentos. Como o local de origem das cultivares, qual foi seu meio de propagação, os tratamentos feitos nas sementes, entre outros fatores relevantes, relacionados diretamente com as plantas.

Homeopatia aplicada na agronomia: Tratamento de sementes

O Dr, Jasper trabalha com a pesquisa no segmento de tratamento  de sementes por meio da homeopatia. As avaliações das cultivares são realizadas por métodos de imagem. Nesses estudos são necessários equipamentos e técnicas especificas para identificar a eficacia do tratamento homeopático antes mesmo das sementes serem plantadas no solo.

Dessa forma, essas pesquisas garantem rapidez, uma vez que já analisando por técnicas como o uso do lazer e plasma frio, é possível verificar se o tratamento homeopático teve alguma ação positiva nas sementes, e se será viável dar continuidade no seu uso.

Uso da homeopatia na água:

O uso dos medicamentos homeopáticos também tem ação positiva na água. O medicamento Nux Vomica por exemplo, é viável no tratamento da água de piscinas domesticas, podendo levar a redução do uso do cloro.

Assim, a homeopatia é uma alternativa que pode substituir ou se aliar a inúmeras práticas convencionais. Podendo ser uma alternativa para aliviar o uso frequente e incessante de produtos químicos. Em resumo, a homeopatia dentro da agronomia pode trazer vantagens a todo população, trazendo mais saúde para a produção de alimentos.

Acesse o site da AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) e saiba mais sobre a ação da Homeopatia.
Clique aqui e leia mais sobre a homeopatia vegetal.