Frutas, legumes e verduras típicas do inverno

postado em: Artigos, Destaque na Home | 0

Chegou o inverno e o tempinho frio pede aquela sopa e caldo quentinho. Nesta época do ano percebemos um aumento do nosso apetite. Também temos mais vontade de comer alimentos gordurosos e calóricos.

Mas isso tem uma explicação, no inverno gastamos mais energia para manter a temperatura corporal, e para equilibrar essa perda temos que ingerir mais calorias. Por isso é preciso ter cuidado redobrado nessa época do ano, pois, senão fizermos um controle de nossa alimentação corremos o risco de entrar na primavera com excesso de peso e com o colesterol alterado.

Uma coisa que pode ajudar a manter a dieta no inverno é optar pelo consumo das frutas, legumes e verduras da estação.

Frutas

Dentre as frutas típicas da estação temos: a laranja lima, laranja pera, mexerica e morango, que são ricas em vitaminas C. O mamão formosa, a carambola e o kiwi também são ótimas opções de consumo.

Legumes

Temos batata-doce, cará, abóbora, ervilha comum, ervilha torta, cogumelo, inhame, mandioca, mandioquinha e pimentão vermelho. Não podemos esquecer o pinhão que é rico em gorduras insaturadas, que são ótimas para a saúde do nosso coração, e também é típico das festas juninas.

Verduras

As verduras típicas do inverno são: o brócolis, a couve, couve-flor, espinafre, palmito, agrião, chicória, mostarda e rúcula.

Aproveite os alimentos da estação na preparação de alimentos que são a cara do inverno como os caldos e sopas.

Os chás também são uma boa alternativa para se aquecer o inverno, eles possuem vários benefícios como proteção das artérias e ajudam na digestão, além de ter efeito antioxidante e anti-inflamatório.

A canela que tem ação estimulante, também pode ser usada em diversas receitas, ela ajuda na digestão, diminuiu o colesterol LDL, controla a glicose, também possui propriedades termogênicas e antidiarreicas.

Artigo do Blog Homeopatia e Saúde de Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo

http://www.similia.com.br/homeopatiaesaude/