Apesar da má reputação, o estresse desempenha um papel importante na continuidade dos seres. Já que se trata de uma reação fisiológica que tem como propósito promover a sobrevivência durante fugas e brigas. Ainda que o estresse de longo prazo seja, geralmente, prejudicial. O estresse de curto prazo é visto como uma defesa, pois prepara o organismo para encarar desafios.

Embora o estresse seja um dos mecanismos fundamentais de conservação, mas subestimado, poderia ser aproveitado para melhorar a capacidade do sistema imunológico.

A homeopatia auxilia no gerenciamento do esgotamento de forma natural, pois estimula o corpo e a mente a se curar.

O estresse de curto prazo, que tem duração de minutos a horas, vivenciado durante as reações das defesas do corpo melhora as respostas imune inatas/primárias e adaptativas/secundárias.

Já o estresse de longo prazo desregula ou suspende as respostas imunes inatas e adaptativas, abalando o equilíbrio do organismo e provocando inflamações. O esgotamento crônico também pode aumentar propensão a alguns tipos de câncer.

Dito isso o estresse de curto prazo pode contribuir na aceleração das respostas imunoprotetoras e imunopatológicas. Já o crônico pode atrapalhar as defesas do organismo, ou causar uma reação contrária, causando mais problemas.

Homeopatia atuando na redução do estresse

Na homeopatia os medicamentos são selecionados conforme as características individuais e reações apresentadas em situações de exaustão. Por isso em vez de prescrever um remédio para tratar uma doença específica, o médico homeopata recomenda uma fórmula baseada nos sintomas, únicos, apresentados por cada pessoa.

Antes de prescrever um medicamento o médico homeopata realiza uma entrevista completa para avaliar os sintomas. Visto que um remédio cuidadosamente  selecionado, além de curar os danos causados pelo problema, também ajuda a restaurar o equilíbrio do organismo.

Somente um médico homeopata pode encontrar a combinação que mais se assemelha aos sintomas apresentados, por isso procure ajuda de um especialista.

Os medicamentos homeopáticos auxiliam na administração do estresse com mais calma, assim como promovem a saúde e bem-estar geral.