Edital da Prova de Título de Especialista em Homeopatia 2017

postado em: TEH 2017 | 0

CONVÊNIO:

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)

ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB)

ASSOCIAÇÃO MÉDICA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA (AMHB)

 

 

A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), de acordo com as normas para concessão do Título de Especialista em Homeopatia da Associação Médica Brasileira e o convênio firmado com o Conselho Federal de Medicina em 10 de março de 1989, leva ao conhecimento de todos os interessados, por meio deste Edital a prova do concurso para a obtenção do Título de Especialista em Homeopatia de acordo com a normativa de regulamentação do exame de suficiência para titulação de especialista ou certificação de área de atuação da AMB.

 

 

PRÉ-REQUISITOS

Art. 1º – As inscrições para a prova do concurso para a obtenção do Título de Especialista em Homeopatia estarão abertas até o dia 03/11/2017 para os médicos que atendam algum dos seguintes requisitos:

1) ter completado 2 (dois) anos de Residência Médica em Homeopatia reconhecida pelo CNRM/MEC;

OU

2) ter Certificado de Conclusão de Estágio/Treinamento em Homeopatia com duração e características semelhantes as do programa de Residência Médica em instituições credenciadas pela AMHB;

OU

3) ter atuação profissional em Homeopatia por no mínimo 4 (quatro) anos, comprovada através de carta do diretor/coordenador da Instituição onde se deu a atuação profissional.

 

 

CURRICULA E DOCUMENTAÇÃO

 

Art. 2º – São passos exigidos para a inscrição ao TEH:

  1. Preencher e enviar o formulário de inscrição para aprova do concurso para obtenção do Título de Especialista em Homeopatia 2017, na página da AMHB: amhb.org.br
  2. Remeter à Secretaria Geral da AMHB – TEH/2017. Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 839 – Vila Clementino –São Paulo –SP – CEP 04037-002 os seguintes documentos:
  1. 02 (duas) fotografias 3 x 4, recentes;
  2. Comprovante de estar inscrito definitivamente e em dia com o CRM do seu Estado;
  3. Cópia do comprovante de pagamento à federada da anuidade de 2017, de acordo com Art. 6°, item 1 deste edital;
  4. Curriculum Vitae;
  5. Cópia autenticada do diploma médico;
  6. Cópia autenticada do certificado do Curso de Pós-graduação em Homeopatia;
  7. Em caso de inscrição para médicos que possuam treinamento na especialidade, enviar todas as comprovações referentes ao mesmo, conforme descrição no item 3, do Art. 1º deste edital;

 

Parágrafo primeiro – No Certificado de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Homeopatia, ou anexo a ele, deverá constar o programa completo, período de realização, carga horária, notas obtidas ao final do curso e a firma do responsável pelo curso.

Parágrafo segundo – Não serão aceitas inscrições cuja documentação esteja incompleta.

 

Art. 3º – Para julgamento dos Curricula, a Diretoria Executiva da AMHB nomeará uma Comissão Julgadora, composta de 03 (três) membros, sendo seu Presidente nato o Presidente da AMHB.

Art. 4º – Os Curricula deverão conter cópias dos títulos e/ou comprovantes das atividades elencadas. Não serão julgados os Curricula que não obedecerem aos critérios expostos no presente edital.

Art. 5º – O candidato cujo Curriculum for aprovado e os demais documentos e procedimentos estiverem corretos, será informado, via internet ou outro meio que favoreça a comunicação, até 30 dias após o envio dos documentos à secretaria.

 

Parágrafo primeiro – Para a conclusão da inscrição à Prova do Concurso para obtenção do TEH 2017 o candidato deverá efetuar o pagamento do valor da inscrição conforme artigo 6°.

Parágrafo segundo – O candidato regularmente inscrito na Prova do Concurso TEH-2017 receberá notificação até o dia 16 de novembro de 2017, através de carta, via internet, ou outro meio que favoreça a comunicação.

Parágrafo terceiro – A carta notificatória da inscrição também designará o local onde será aplicada a prova.

PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 6º – Para efeito de pagamento da inscrição serão considerados os seguintes aspectos:

  1. Associados quites com a AMHB/AMB pagam R$ 950,00 à vista;
  2. Não associados pagam R$ 1.900,00 à vista;
  3. O pagamento deverá ser efetuado, através de Boleto de pagamento ou cartão disponibilizados no site amhb.org.br

 

Parágrafo 1º – A secretaria da AMHB não se responsabiliza por eventuais equívocos ou erros por parte do candidato no preenchimento da ficha de inscrição.

Parágrafo 2º – O pagamento da inscrição não será devolvido, assim como nenhuma parcela paga, ou por vencer, sob quaisquer hipóteses caso o candidato desista.

Parágrafo 3º – Serão consideradas inexistentes as inscrições dos candidatos que se tornarem inadimplentes ou morosos com as suas obrigações financeiras elencadas nos itens deste artigo.

 

 

PROVAS

ELABORAÇÃO E CORREÇÃO DA PROVA

 

Art. 7º– A elaboração e correção das provas é função da Comissão Especial para Elaboração e Correção da Prova de Título de Especialista em Homeopatia da AMHB.

Art. 8º – O exame será realizado no dia 03 de dezembro de 2017, de 9h às 12h e das 14h às 17h (horário de Brasília), na cidade de São Paulo, SP. A realização em outra cidade dependerá de haver no mínimo 10 inscritos na localidade ou região.

Art. 9º – O exame constará de prova escrita, que respeitará a lista de medicamentos e bibliografia anexos, realizada em dois períodos (matutino e vespertino) com duração de 03 (três) horas cada.

A primeira parte da prova (matutino) constará de perguntas para respostas curtas e de testes de múltipla escolha. A segunda parte da prova (vespertino) será teórico-prática com resolução de casos clínicos. O candidato deverá portar um Repertório de Sintomas Homeopáticos que será examinado pelos fiscais credenciados antes do início da prova. Caso o livro possua algum conteúdo de Matéria Médica ou Clínica Homeopática, este conteúdo não poderá ser utilizado durante a prova, sendo que os fiscais poderão tomar providências que restrinjam o acesso a esta parte da obra. Não será aceito repertório eletrônico.

Art. 10º – Cada prova teórico-prática será corrigida por 2 (dois) examinadores, que darão suas notas em separado, de tal forma que um não saiba a nota dada pelo outro.

Art. 11º – As provas estarão identificadas por senha que não serão de conhecimento dos examinadores.

Art. 12º – Para efeito de composição de média final, a cada parte da prova terá peso 5 (cinco).

Parágrafo 1º – A nota da 2ª parte da prova (N2) é o resultado da média aritmética das correções de 02 (dois) examinadores desta parte (N21 + N22 / 2).

Parágrafo 2º – Para o cálculo da média final, será utilizada a fórmula citada abaixo, na qual N1 corresponde à nota da Parte 1 (teórica), N21 a nota dada pelo examinador 1 à Parte 2 (teórico-prática) e N22 a nota dada pelo examinador 2 à Parte 2 (teórico-prática):

 

(N1) + (N21 + N22 / 2)
2

 

Art. 13º – Para aprovação o candidato deverá obter média final 7,0 (sete) e será considerado reprovado, sem direito à correção da prova descritiva, o aluno que não conseguir 50% de acerto na 1ª parte da prova.

Art. 14º – É assegurado o sigilo absoluto na distribuição das provas para os candidatos e, posteriormente, para correção aos examinadores, segundo critérios estabelecidos pela Comissão de TEH, juntamente com a Comissão Especial para Elaboração e Correção da prova de TEH.

Art. 15º – O gabarito das questões de múltipla escolha será divulgado no site da AMHB até o 15º dia útil após a prova.

Parágrafo único – Os resultados finais das provas serão comunicados individualmente a cada candidato por via de correspondência imediatamente após o término da correção das provas teórica e teórico-prática, sendo que as questões teórico-práticas deverão ser corrigidas até 90 dias após a data do exame. A lista dos aprovados será divulgada na página eletrônica da AMHB www.amhb.org.br .

 

 

REVISÃO E CORREÇÃO RECURSAL DAS PROVAS

 

Art. 16º – A Comissão Especial de Correção, que não poderá ter em sua composição membros da Comissão de TEH e membros da Comissão Especial para Elaboração e Correção da Prova de Título de Especialista em Homeopatia da AMHB, será criada a partir de ato emanado pelo Presidente da AMHB, para avaliar eventuais recursos interpostos por candidatos que discordarem dos resultados negativos obtidos.

Parágrafo 1º – O prazo para a interposição do recurso de revisão de prova é de 30 (trinta) dias contados da data da publicação dos resultados pela internet.

Parágrafo 2º – O recurso será interposto perante a Comissão Especial de Correção, na Secretaria Geral da AMHB, Rua Dr. Diogo de Faria, 839 –V. Clementino –São Paulo –SP – CEP 04037-002 – Tel: 11 5571-0483 através de petição (requerimento) escrita.

Parágrafo 3º – Recebidas as razões-recursais, a Comissão Especial de Correção, sob forma de procedimento administrativo, instruirá o recurso, julgando-o conforme as determinações contidas em Resolução interna, da qual será dada ciência ao recorrente.

Parágrafo 4º – A não observância dos preceitos elencados supra, ou a inexatidão de informações prestadas pelo recorrente, renderão ensejo ao não conhecimento do recurso e consequente reprovação do candidato.

 

 

TÍTULOS

 

Art. 17º – Com o resultado do concurso, a AMHB enviará a lista de aprovados à AMB (Associação Médica Brasileira) para confecção dos títulos;

Art. 18º – Os títulos serão entregues diretamente ao médico pela Associação Médica Brasileira (AMB), de acordo com as normas internas determinadas pela AMB à época do envio.

Art. 19º – Os aprovados por via de decisão proferida em grau de recurso receberão seus títulos de conformidade com as disposições contidas nos artigos supra, com a ressalva de ser a posteriori dos demais aprovados regularmente.

 

 

São Paulo, 24 de abril de 2017

 

 

Ariovaldo Ribeiro Filho
Presidente da AMHB

 

 

Links relacionados:

  1. Edital Completo
  2. Programa da Prova
  3. Lista de Medicamentos
  4. Referência Bibliográfica
  5. Formulário de Inscrição (inscrições encerradas)