Com o propósito de preservar o maior número de vidas possíveis fomos convocados a permanecer em nossas casas. Dado isso considerando o cenário que estamos enfrentando manter a saúde mental pode ser desafiador e estressante. Principalmente, porque vivemos num mundo em constante evolução e, que exige que estejamos sempre fazendo alguma coisa. Logo ficar parado pode causar problemas emocionais importantes.

O isolamento social é necessário para evitar o avanço do COVID-19, entretanto, ainda não é possível mesurar o impacto dessa medida na saúde mental da população. Afinal, o ser humano é um conjunto de características físicas, emocionais e sociais. Sendo que quando uma não está bem, interfere saúde da outra. Por isso preservar a saúde mental é tão importante quanto evitar o vírus.

<<LEIA TAMBÉM: Empresa divulga relatório sobre crescimento da homeopatia no mercado global de medicina para os próximos anos>>

Então com o propósito de tornar a permanência das pessoas em isolamento mais suportável a OMS (Organização Mundial da Saúde) compartilhou uma lista de orientações para minimizar os efeitos emocionais negativos do isolamento social.

Apesar de ter que ficar longe de familiares é possível manter contato através da internet e pelo telefone. Sempre que se sentir sozinho ligue para seus familiares, realize chamadas de vídeo, entre em contato com amigos por mensagens ou busque por sites que oferecem escuta. Não é porque precisa ficar em casa, que o contato com pessoas próximas deve ser cortado.

Terapia ajuda a manter a saúde mental

Ofereça ajuda para quem precisa, afinal outras pessoas estão sozinhas em casa precisando conversar e serem confortadas. Esta troca de energia é benéfica para todos, tanto para quem oferece, como para quem recebe.

Ficar recebendo notícias sobre a evolução da epidemia pode causar ansiedade, dito isso evite ler uma avalanche de informações diariamente. Escolha uma fonte de sua confiança e leia notícias esporadicamente para se manter informado. Também pode ser uma boa silenciar aqueles grupos de mensagens onde são compartilhadas muitas notícias e as famigeradas fake news.

Se sentir que precisa de ajuda especializada busque por terapia online. Diversos profissionais de saúde se colocaram a disposição para ajudar a população a enfrentar o isolamento. Também existem associações realizando esse tipo de auxílio. Entenda, sentir-se perdido é normal em dias como os que estamos vivendo, da mesma forma compreender suas emoções pode amenizar as consequências negativas do afastamento social.