A homeopatia é uma prática médica e filosófica fundamentada na ideia de que o corpo é capaz de se curar. Desenvolvida no final dos anos 1700 pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann é um dos métodos de tratamento mais conhecidos e praticados em todo o mundo. Portanto a homeopatia cura através de medicamentos feitos com substâncias naturais.

A homeopatia cura, pois é um sistema de tratamento que envolve diversos elementos e 3 agentes principais: o paciente com suas características pessoais, o medicamento mais a forma como é produzido e sua composição, e o médico com seus conceitos sobre saúde e abordagem durante o tratamento.

Pesquisas e avaliações combinadas com uma formação crítica ajudou a melhorar a prática e o papel do tratamento homeopático com relação a outros sistemas de tratamento, tradicionais ou não, que integram o sistema de saúde.

Quando uma doença se instala o corpo sinaliza o ataque através dos sintomas, sendo que a medicina tradicional combate os sintomas para solucionar o problema. Já a homeopatia busca a origem do problema para tratar a doença, uma vez que o ser humano e um conjunto de características sociais, físicas, emocionais e mentais. Assim qualquer aspecto da vida do indivíduo pode causar os problemas que afetam a saúde.

Como o medicamento atua na resposta do organismo

Trabalhando nas regiões mais atingidas pela doença, além de estimular o funcionamento para que o corpo restaure o equilíbrio perdido. Sendo um tratamento auxiliar que não interfere nos tratamentos tradicionais, além de não ter contraindicação. Por isso a homeopatia pode tratar todos os tipos de doenças desde as agudas, que precisam de uma solução imediata como a dengue e pneumonia, até as crônicas que exigem um tratamento mais longo.

O importante é que em qualquer tipo de problema de saúde a homeopatia vai melhorar a resposta do organismo e o sistema imunológico, para que o corpo seja capaz de manter a harmonia e, consequentemente, a saúde.