A homeopatia é um sistema de tratamento que considera o indivíduo como um todo, por isso para determinar a origem do problema o médico homeopata considera todos os aspectos físicos, emocionais e mentais da pessoa.

Desenvolvida na Alemanha em 1796 por Samuel Hahnemann, a homeopatia é baseada em dois princípios:

Cura pelo semelhante

Segundo o princípio da cura pelos semelhantes uma doença pode ser curada através da substância que causa sintomas semelhantes numa pessoa saudável.

Diluir e dinamizar

Quanto menor a dose, mais eficiente o medicamento se torna. Por isso os medicamentos homeopáticos são tão diluídos que nenhuma molécula da substância original permanece.

Antes de determinar o medicamento mais apropriado para o problema, o médico homeopata faz uma longa entrevista como o paciente para descobrir a origem da doença, e, consequentemente, indicar o tratamento mais assertivo. 

Como um dos propósitos da homeopatia é melhorar o sistema imunológico, para que este seja capaz de combater doenças, assim como impedir que enfermidades se instalem. Todos os aspectos físicos, emocionais e mentais são investigados para encontrar a origem do problema e medicamento mais apropriado para a cura. Fortalecendo o organismo para que o problema não volte.

Visto que são tratamentos individualizados, em outras palavras personalizado para cada indivíduo. Geralmente, pessoas diferentes com mesmo problema recebem tratamentos distintos.