Nesse momento de pandemia não existe um tratamento com eficácia comprovada, como é o caso do tratamento experimental que está sendo feito com a cloroquina. Contudo, os medicamentos homeopáticos ainda estão em processo de pesquisa e estudo para o tratamento dos casos de COVID-19.

O telemonitoramento foi autorizado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), ao Ministério da Saúde, através da lei 13989, de 15 de abril de 2020, que permite ações de assistência, pesquisa, prevenção de doenças, lesões e promoção de saúde por meio de telemedicina.

<<LEIA TAMBÉM: Práticas Integrativas e Complementares na Saúde brasileira>>

Os profissionais de homeopatia enfrentam muitos obstáculos quando precisam financiar seus estudos e pesquisas. Apesar disso, é preciso lembrar que precisamos permitir que o conhecimento circule.

Considerando a frase “olhar o futuro sem esquecer o passado” de Janus, num contexto de pandemia é preciso aprender muitas coisas, uma vez que o passado já contribuiu bastante para que fossemos capazes de atuar no presente, sempre pensando no futuro e nos próximos desafios que poderão vir. Sempre fortalecendo a homeopatia, para que ela esteja preparada para essas situações.

Além de conhecer os medicamentos é preciso compreender as necessidades do paciente

Diversas ações em homeopatia estão contribuindo na terapêutica do COVID-19, no Brasil. Logo vem ocorrendo várias ações em diversas cidades do Brasil, especialmente o grande projeto Homeopatia na COVID, no qual um atendimento de telemedicina vai possibilitar o alcance de grande parte da população, onde poderemos prescrever conforme toda a episteme homeopática, individualizando os pacientes, com os nossos medicamentos de gênio epidêmico.

A Dra. Monica da Cunha Oliveira, coordenadora do Conselho de Entidades Formadoras, que reúne as 11 entidades acreditadas pela AMHB, tem desempenhado um papel muito importante de agregação das escolas, colegas e agora também na coordenação da campanha Homeopatia na COVID. Na supervisão dos colegas que vão realizar de forma voluntária o atendimento aos pacientes.