Acontece, em 16, 17 e 18 de junho, o 1° Simpósio de Educação e Saúde Médica – Mostra Uniceuma: Ciências, Artes e Culturas, promovido e coordenado pelo curso de Medicina da Universidade Ceuma – Campus Imperatriz.

Tradicionalmente, a faculdade acompanha com apreensão as constantes mudanças que envolvem a classe acadêmica e, por meio de metodologia própria, atua no sentido de integrar conhecimento, ensino e pesquisa.

O simpósio é um projeto de extensão. Busca, aliás, articular os processos cultural, educativo e científico ao ensino e à pesquisa, sob ótica de uma interface transformadora entre a universidade e a sociedade.

Em formato on-line pela Plataforma TEAMS, abordará pautas como: comunicação na relação médico paciente e a consulta homeopática; psiconeuroendocrinologia na abordagem homeopática; importância do ensino científico para o combate de pseudociências e fake news: lições da pandemia, entre outros.

A psiconeuroendocrinologia na abordagem homeopática é justamente o mote de palestra ministrada por Luiz Darcy Siqueira, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). Assunto de extrema revevância para o entendimento do conceito de doença e enfermidade e da saúde.

“A doença em terminologia significa dor e sofrimento. Se o paciente não consegue lidar com isso e corrigir, o organismo automaticamente cria sinais e sintomas, os tratamos como enfermidade, por exemplo, a gastrite e hipertensão. Com a anamnese homeopática, o histórico do paciente e o familiar, conseguimos entender o porquê de a pessoa reagir de uma forma ou de outra” diz Luiz Darcy.

As inscrições podem ser realizadas no site: https://www.even3.com.br/1sesmu/